O maior guitarrista de todos os tempos na opinião de Mark Knopfler
O maior guitarrista de todos os tempos na opinião de Mark Knopfler

O maior guitarrista de todos os tempos na opinião de Mark Knopfler

Mark Knopfler, o lendário guitarrista do Dire Straits, revelou recentemente quem é seu guitarrista favorito de todos os tempos. Como é de se esperar de um músico de renome, Knopfler teve uma ampla gama de influências musicais ao longo de sua carreira. Sua paixão inicial pela música rhythm and blues das décadas de 1950 e 1960 teve um grande impacto em seu estilo. Embora tenha nascido em Glasgow, na Escócia, Knopfler mudou-se para Blyth, na Inglaterra, ainda criança. Foi nessa época que ele descobriu Elvis Presley e se apaixonou por guitarristas como Chet Atkins e BB King.

Knopfler cresceu em um ambiente musical e foi especialmente cativado pelo som da gaita de seu tio Kingsley e pelo ritmo do piano boogie-woogie. Embora ele tenha demonstrado interesse por vários estilos e instrumentos, a guitarra e o blues sempre foram sua verdadeira paixão.

A influência do blues e dos guitarristas pioneiros no estilo de Mark Knopfler

Durante a década de 1960, Knopfler tocou em diversas bandas e imitou seus músicos favoritos de rhythm and blues. Sua primeira oportunidade de se destacar veio em 1966, quando foi convidado para uma apresentação em um programa de televisão local, formando uma dupla de harmonia ao lado de sua colega de classe, Sue Hercombe.

Embora Mark Knopfler tenha sido um músico ativo nos anos seguintes, sua grande chance só chegou em 1978, quando sua nova banda, Dire Straits, lançou o álbum de estreia homônimo. A partir desse momento, a carreira de Knopfler decolou, com sete anos de sucesso crescente com a banda.

https://youtu.be/JZWDmY6_E2A

Durante a turnê “Brothers In Arms”, em 1985, Knopfler teve a oportunidade de se apresentar para um público lotado na Wembley Arena, em Londres. Durante o show, ele decidiu prestar uma homenagem a um de seus heróis da guitarra, convidando-o para subir ao palco para uma jam session emocionante.

Knopfler revelou que, quando era criança, implorava ao pai por uma guitarra Fender Stratocaster vermelha, mas devido ao alto custo, seu pai acabou comprando um Höfner Super Solid de £ 50 como seu primeiro instrumento, nos primeiros anos da década de 1960.

A emocionante colaboração de Hank B. Marvin no palco em Wembley

No palco, em Wembley, Knopfler saudou seu herói com entusiasmo, explicando: “Tudo o que eu queria era uma guitarra elétrica vermelha, e a única razão pela qual eu queria uma era pelo som que um dos meus guitarristas favoritos de todos os tempos produzia. E ele gravou exatamente essa música, então ele sabe disso. Então, aqui está ele, um dos meus favoritos de todos os tempos…, Hank B. Marvin!”

mark knopfler guitarrista

A dupla então começou a tocar a música “Going Home”, lançada por Knopfler pela primeira vez em 1983 para a trilha sonora do filme “Local Hero”. Essa música também foi tocada posteriormente por Hank Marvin e sua banda, The Shadows.

É emocionante ver como um músico lendário como Mark Knopfler é capaz de reconhecer e homenagear seus heróis musicais. A colaboração entre Knopfler e Hank B. Marvin certamente proporcionou aos fãs uma experiência memorável e reforçou a influência mútua que os guitarristas podem ter uns sobre os outros. A paixão de Knopfler pela guitarra e seu apreço pelo talento de outros músicos continuam a inspirar novas gerações de guitarristas e a enriquecer o mundo da música.

Compartilhe nas redes sociais​

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos Recentes

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso portal.