Milhões de ouvintes de música se voltaram para a música lo-fi para relaxar, estudar e desestressar. Por isso, a história e a estética do gênero mostram que há mais no lo-fi do que apenas batidas relaxantes.
O que é Lo-fi?
Se você é um aficionado pela cultura anime e lofi talvez esse post não fale sobre nada que você já sabe de cor. Mas se você quer conhecer um pouco sobre esse fascinante gênero musical, leia até o final.
Lo-fi, ou lofi, refere-se a uma gravação com qualidade de som inferior a profissional ou com falhas. “Lo-fi” é a abreviatura de “baixa fidelidade”, ou seja, uma gravação com imperfeições audíveis, como ruído de fundo ou erros de desempenho, gravada com equipamento barato.
Nas décadas de 1980 e 1990, o gênero era considerado uma forma de produção musical que soava mais autêntica do que os métodos profissionais. Por isso, por razões econômicas e artísticas, muitos artistas de punk, indie rock e hip-hop perseguiram uma estética lo-fi.
Lofi representa um subgênero de música eletrônica que compartilha qualidades com a música lenta ou baixo andamento. A música lo-fi mescla elementos de house , jazz , e batidas e samples de hip-hop com uma estética musical que enfatiza a qualidade imperfeita e caseira das gravações analógicas. O resultado é um áudio muito agradável com um som retrô relaxante que muitos acham ideal para música de fundo, especialmente para estudar.
A História da música Lofi
A história da música lo-fi contemporânea remonta à estreia dos canais de transmissão ao vivo no YouTube em 2013. Artistas lo-fi começaram a criar playlists no YouTube e outros serviços de streaming, inspirados em parte pelas batidas lo-fi do chillhop o pioneiro Nujabes e o artesão do hip-hop J Dilla. A trilha sonora de Nujabes para a série animada de 2004 Samurai Champloo forjou uma ligação definitiva entre lofi e anime (animação japonesa) , que compõe o elemento visual de muitas transmissões lofi ao vivo. Abaixo você pode ouvir um exemplo de playlist Lofi no spotify:
Em 2015, um canal do YouTube, ChilledCow (mais tarde conhecido como Lofi Girl), tornou-se uma espécie de estação de rádio hip-hop lofi ao fazer uma transmissão ao vivo contínua que, em 2017, tinha transmitido por quase 13.000 horas para 7,5 milhões de assinantes.
Várias características definem o som lo-fi
Loops de bateria : como o hip-hop, o lofi faz uso extensivo de loops de bateria para formar seus ritmos. Tanto samples produzidos eletronicamente quanto gravações ao vivo de bateria são usados no lo-fi. No entanto, os criadores de batidas preferem elementos ao vivo porque são mais fáceis de manipular com um software sequenciador de música. As batidas estão normalmente na faixa entre baixa a média velocidade – aproximadamente 70 a 90 batidas por minuto (BPM).
Acordes de jazz : progressões de acordes de jazz também são um elemento importante na maioria das músicas lo-fi por sua qualidade harmônica. Samples de ritmo – baixo e bateria – e piano prevalecem no gênero, mas os artistas lo-fi também podem incorporar metais e guitarra, dependendo da composição.
Samples : embora lo-fi seja tipicamente uma forma de música instrumental, muitas faixas lo-fi apresentam samples e outros efeitos para apoiar a música. Samples vocais não são incomuns, com muitas retirando de anime para enfatizar a conexão entre os dois mundos. O estalo de um disco de vinil também é freqüentemente empregado para sugerir o calor e a nostalgia de uma gravação analógica.
4 artistas notáveis da música Lo-fi
Chillhop Music : o canal Chillhop Music da Holanda no YouTube está entre as principais fontes de música lofi online. Como muitos canais lo-fi, o proprietário Bas van Leeuwen usa a transmissão ao vivo como uma comunidade online para que seus assinantes se conectem e se comuniquem enquanto ouvem.
ChilledCow : o artista francês Dmitri supervisiona a ChilledCow, uma gravadora e canal do YouTube que começou a transmitir música lofi ao vivo em 2017. Seu hip-hop lo-fi conquistou milhões de seguidores, assim como o uso da imagem de uma garota estudando, eliminada do anime Whisper of the Heart . A imagem, conhecida como Lofi Girl, tornou-se tão icônica que Dmitri a adotou como nome e rótulo do canal em 2021.
College Music : lançado em 2013 pelos então residentes com 13 anos de idade, Luke Pritchard e Jonny Laxton, seu canal CollegeMusic atraiu mais de um milhão de assinantes, o que lhes permitiu lançar sua própria gravadora. O tema da lista de reprodução da dupla – jazz de verão, batidas noturnas e muito mais – é feito sob medida para relaxar e estudar.
Powfu : O artista canadense Powfu (nome verdadeiro: Isaiah Farber) fez um sucesso colossal em 2020 com “Death Bed (cofee for your head)”, uma faixa lo-fi de hip-hop que alcançou a 23ª posição na lista de singles da Billboard Hot 100.
Não deixe de ler também o nosso post sobre REGISTRO AUTORAL