Johnny Depp guitarrista
Johnny Depp guitarrista

Johnny Depp é realmente um bom guitarrista?

Johnny Depp e sua ex-mulher Amber Heard ganharam os holofotes durante várias semanas em sua batalha judicial. Mas a pergunta que fica par nós músicos é só uma: Johnny Depp é realmente um bom guitarrista?

Para aqueles que não estão familiarizados, quando Johnny Depp não está atuando ou parecendo abatido no tribunal, ele brilha como um guitarrista de blues rock inspirado na pegada de Joe Perry do Aerosmith. 

Johnny Depp

Hollywood Vampires

Na verdade, Depp formou o supergrupo Hollywood Vampires com Perry e Alice Cooper. Essencialmente uma banda cover por assim dizer, o trio verifica todos os clichês do hard rock e traz uma quantidade inerentemente limitada de criatividade. 

Considerando os legados de Perry e Cooper, foi a chance de Depp se encontrar com seus amigos deuses do rock – e mostrar suas habilidades no instrumento.

Johnny Depp já atuou em comerciais

Talvez o melhor exemplo da essência de Johnny Depp como guitarrista seja o detestável comercial do perfume Dior que torturou o público da televisão no ano passado.

A publicidade mostra Depp tocando blues em um deserto enquanto cercado por uma matilha de lobos. O fator de cringe é alto, e o trabalho de guitarra é mediano. Mas Depp nem sempre teve vibrações tão óbvias de um ‘guitarrista raiz”.

Atuações musicais do astro de Piratas do Caribe

Sua jornada como “músico profissional” começou com uma breve passagem pelo Rock City Angels, uma banda de glam metal dos anos 80 no estilo Guns N’ Roses. 

Provavelmente devido à sua carreira de ator em ascensão, Depp penduraria a chuteira até formar a banda semi-brincadeira P com Gibby Haynes do Butthole Surfers. 

O grupo lançou um álbum auto-intitulado em 1995, de alguma forma garantindo o apoio de grandes gravadoras da Capitol. O single “Michael Stipe” recebeu pouca atenção via novidade, mas o projeto não foi além do LP de estreia. Depp tinha algum crédito clandestino, pelo menos, por associação com Haynes.

Aliás aqui no Brasil o ator já deu as caras no palco principal do Rock in Rio em 2015, levando os fãs a loucura, com tietagem na porta do hotel e toda a imprensa tradicional tecendo elogios ao astro de Holywood.

Mas para nós músicos, isso então nos traz de volta à pergunta original: ele é talentoso?

Bem… isso é relativo. O álbum P é certamente aventureiro, provando que Depp poderia se manter tocando punk fraturado e rock esquisito. Mas não é necessariamente um exemplo de virtuosismo (nem pretendia ser). Ainda assim, vamos creditar alguns pontos por tocar com um Butthole Surfer e emprestar seu nome muito famoso a um disco que deu zero foda-se.

Quanto ao guitarrista Johnny Depp agora, temos que olhar para as músicas cover de Hollywood Vampires e, mais recentemente, seu trabalho colaborativo com a lenda da guitarra Jeff Beck. 

O último nos oferece uma comparação lado a lado ideal, e eles acabaram de anunciar um novo álbum juntos intitulado 18 e compartilharam um original cinematográfico de Depp “This Is a Song for Miss Hedy Lamarr”.

De um lado temos Jeff Beck – amplamente considerado um dos maiores guitarristas de todos os tempos. Ele é certamente talentoso. Por outro lado, há Johnny Depp. Uma passagem superficial pela nova faixa “This Is a Song for Miss Hedy Lamarr” e sua capa de colaboração de 2020 de “Isolation” de John Lennon apresenta muitas progressões de acordes competentes. 

Devemos amar ou odiar Johnny Depp como músico?

Tudo soa muito normal, então nem sempre é imediatamente discernível se você está ouvindo Beck ou Depp (além dos solos óbvios de Beck). Mas isso é mais pontos a favor de Johnny. Ele pode não ser capaz de acertar aquelas corridas virtuosas como o ex-triturador do Yardbirds, mas ele definitivamente se mantém.

O material de Hollywood Vampires faz menos favores a ele, pois é tão rotineiro. Pastiche de rock atrás de pastiche de rock: coloca Johnny Depp, o guitarrista, em um contexto de banda de bar, que é como ele é geralmente percebido. 

Johnny Depp

Ele se colocou aqui, no entanto, com o traje fora de temporada da Sunset e aquele comercial horrível. Mas para ser justo, ele não é um mau guitarrista, mesmo que pareça uma imitação de Joe Perry.

Opinião do editor

Um pouco genérico? Certamente. Não original? Provavelmente. Sem talento? Não. Tão talentoso quanto Joe Perry? Também não. Ainda assim, é evidente que o cara toca guitarra há décadas e conhece a escala do blues de cor. 

Nós definitivamente não precisamos vê-lo tocando riffs de rock no deserto entre cada meia entrada do jogo, mas isso não significa que ele seja péssimo no instrumento. 

Veredicto Final: Johnny Depp é um guitarrista relativamente talentoso que adotou uma presença um tanto enjoativa como músico. Haters vão odiar – e defender a guitarra de Johnny Depp não é necessariamente legal – mas eu não vejo você (hater) tocando com Alice Cooper ou Jeff Beck.

Fonte: Consequence Heavy

Compartilhe nas redes sociais​

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos Recentes

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso portal.