Janis e Tina
Janis e Tina

Janis Joplin: Fatos curiosos que todo fã da rainha do Blues/Rock precisa saber

Janis Joplin a rainha do Blues e do Rock é idolatrada em todo mundo, e era conhecida por seus poderosos vocais inspirados no blues.  Porém, nem só de polêmicas e tragédias a vida de Janis é marcada, conheça 11 fatos curiosos que talvez você ainda não saiba e que aconteceram na vida dessa, que aliás é uma das maiores cantoras de todos os tempos!

Originalmente sua voz era “soprano tradicional”

Os fãs amam Janis Joplin por seus vocais ásperos, regados a uísque e sujos. Mas de acordo com Holly George-Warren, autora de Janis: Her Life and Music, quando era uma jovem adolescente em Port Arthur, Texas, Joplin teve uma voz “soprano tradicional e bonita” que herdou de sua mãe. 

Voz Janis Joplin

Janis Joplin quebrou uma garrafa na cabeça de Jim Morrison

Janis e o músico Jim Morrison do The Doors, tinham o amor pela bebida em comum, mas Joplin se afastou do comportamento desagradável de Morrison. Em uma festa realizada pelo produtor Paul Rothchild, Joplin rejeitou as investidas de Morrison, mas ele persistiu – até que Joplin o acertou na cabeça com uma garrafa de Southern Comfort. De acordo com a biografia, “Break On Through: The Life and Death de Jim Morrison” por James Riordan, apesar de ter sido nocauteado pelo golpe, Morrison continuou a admirar Joplin,

Janis e Morrison

Ela se apresentou com Tina Turner

Joplin era um grande fã de Tina Turner . Durante uma entrevista em 1969 no “The Dick Cavett Show”, Cavett perguntou a Joplin quem ela iria ver quando quisesse ver um bom show. Janis então respondeu: “Tina Turner! Cantora fantástica, dançarina fantástica, show fantástico ”. Parecia que o sentimento era mútuo: em 27 de novembro de 1969, Joplin se juntou a Tina no palco do Madison Square Garden para um dueto improvisado.

Janis Joplin e Tina Turner

Janis Joplin foi presa em seu camarim

Durante um show em 1969 para uma multidão particularmente turbulenta em Tampa, Flórida, os policiais subiram ao palco e pediram a Joplin que os ajudasse a restaurar a ordem. Mas Joplin tinha outras idéias e, em vez disso, gritou palavrões para a polícia. Eventualmente, a multidão se acalmou e ela terminou seu show, logo após foi presa em seu camarim e pediu para passar a noite na prisão. Felizmente para Joplin, as acusações foram retiradas quando um juiz decidiu que ela estava exercendo sua liberdade de expressão.

Joplin cantou com Tom Jones

Em 1969, Joplin cantou “Raise Your Hands” com Tom Jones em seu programa de TV, “This Is Tom Jones”. De acordo com Jones, Joplin disse a ele que ela normalmente não participava de programas de variedades, mas estava abrindo uma exceção para ele.

Tom Jones e Janis

O Porsche psicodélico de Janis Joplin foi vendido por US $ 1,76 milhão

Em 2015, o Porsche Cabriolet de Joplin comprado em 1968 quebrou recordes ao ser vendido em leilão por US $ 1,76 milhão . Estava todo pintado com um mural brilhante de pássaros, borboletas, olhos flutuantes, paisagens, cogumelos e rostos parecidos com caveiras. Normalmente, a posse de um carro por uma celebridade não aumenta muito o seu valor. Mas esta foi uma exceção, e foi o preço mais alto já pago por um Porsche 356 em leilão.

Ela se recusou a participar do documentário do Woodstock

Quando Joplin e sua banda de apoio, Kozmic Blues Band, chegaram a Woodstock em 1969 , eles se sentaram nos bastidores por quase 10 horas. Joplin supostamente passou a maior parte desse tempo se drogando, e quando a banda finalmente subiu ao palco, ela estava mais do que um pouco cansada. Posteriormente, ela disse que estava insatisfeita com sua atuação e exigiu que ela ficasse fora do documentário sobre o festival.

Janis Joplin escreveu para os pais durante toda a vida

A cineasta Amy Berg usou as cartas que Joplin escreveu para seus pais como sua principal fonte de material para seu filme sobre a cantora, “Little Girl Blue”. Isso mostrou o desejo contínuo de Joplin de impressionar seus pais, que continuaram a apoiá-la apesar de estarem preocupados com o uso de drogas.

“Por mais fraca que seja, peço desculpas por ser tão mau na família”, escreveu Joplin depois de sair de casa e ir para São Francisco para seguir carreira musical.

Ela assinou seu testamento poucos dias antes de morrer

Em 1º de outubro de 1970, Joplin visitou um advogado, Robert Gordon, para assinar seu testamento. No entanto, Gordon disse à Rolling Stone que ela parecia “feliz” – sobre seu possível casamento com Seth Morgan, sua banda e o álbum que ela estava gravando. Joplin morreu três dias depois.

Janis Tomando Wisky

Janis joplin deixou dinheiro em seu testamento para uma festa

Em 4 de outubro de 1970, Janis Joplin foi encontrado morta no quarto 105 do Landmark Hotel em Los Angeles após uma overdose acidental de heroína. Eventualmente, em seu testamento, ela deixou para seus amigos e familiares $ 2.500 para dar uma festa de velório , que foi realizada no The Lion’s Share em San Anselmo, Califórnia, em 26 de outubro.

Diz a lenda que brownies misturados com maconha foram entregues na festa a convidados desavisados. Joplin foi cremada no necrotério Pierce Brothers Westwood Village em Los Angeles, e suas cinzas foram espalhadas de um avião no Oceano Pacífico e ao longo de Stinson Beach, no norte da Califórnia.

Janis Joplin triste

Sua última carta de amor não chegou a tempo

A última tentativa de Joplin de se livrar das drogas envolveu uma viagem ao Brasil, onde conheceu um turista americano chamado David Niehaus. Então, ele a ajudou a largar as drogas e eles se apaixonaram no processo.

Mas infelizmente, Joplin começou a usar heroína novamente quando voltou para os Estados Unidos, e seu relacionamento com Niehaus foi prejudicado. Na manhã seguinte à morte de Joplin, um telegrama de Niehaus foi encontrado no Landmark Hotel, dizendo: “Amo você, mamãe, mais do que você imagina”.

Leia também: Janis Joplin: Antes da fama, a maior cantora de Rock/Blues CLIQUE AQUI

Compartilhe nas redes sociais​

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos Recentes

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso portal.