Janis Joplin Antes da fama, a maior cantora de Rock e Blues de todos os tempos
Janis Joplin Antes da fama, a maior cantora de Rock e Blues de todos os tempos

Janis Joplin: Antes da fama, a maior cantora de Rock/Blues

Da infância, a eternidade. Se prepare para uma historia incrível, sobre esta lenda da musica! Janis Joplin – Antes da Fama

Janis Lyn Joplin, Nasceu em 19 de janeiro de 43, em PortArthur, Texas, EUA. De família religiosa, Janis desde pequena, cantou no coral da Igreja. Desde cedo Janis se apaixonou pelo Blues, influenciada por cantoras como Bessi Smith.

O fantasma do buyling assombra a vida de Janis Joplin

Infelizmente Janis sofreu buyling no colegial, devido a ter muitas espinhas e sobre peso, isso afetou muito ela durante toda sua vida. Após concluir o colegial, Janis foi aprovada no curso de Artes Visuais, na Universidade do Texas, em Austin.

Ela foi morar numa espécie de república de estudantes, ai já dá pra imaginar que festas e vida louca eram frequentes por lá. Mas Janis era muito tímida, e foi sob a influência de amigos que gostavam da sua voz, que ela começou a colocar álcool em seu cardápio pra criar coragem e cantar. Formou uma banda e começou a tocar em bares da região. Geralmente o cachê era todo convertido em bebida após as apresentações.

Na faculdade Janis acabou enfrentando novamente o fantasma do buyling,. Isso se agravou quando em um concurso para escolha do homem mais feio da faculdade, a inscreveram por sacanagem, e todos votaram nela. Isso foi tão traumático para Janis, que ela abandonou a faculdade e seguiu para São Francisco.

Neste período alem do álcool, Janis passou a ter mais 2 drogas em seu arsenal o cigarro e a cannabis. Janis chegou a San Francisco no momento que estava em alta a geração Beat. Essa geração seria o embrião para mais tarde tornar-se a geração Hippie. Janis se identificou de imediato naquela cena, roupas excêntricas, liberdade, tudo o que ela julgava perfeito naquele momento em sua vida.

Relacionamento Tóxico

Ela morava sozinha em um apartamento alugado, tocava na noite pra pagar as despesas. Entáo, Janis começou a se relacionar com um cara chamado Peter. Ele não fazia nada da vida, todo dinheiro que ela ganhava cantando na noite, ambos gastavam em drogas durante o dia.

Então, amigos em comum de Janis e Peter, resolveram dar-lhes uma passagem de volta para Port Arthur, afim de ambos tentarem uma reabilitação das drogas. Peter prometeu que iria pedir Janis em casamento aos seus pais. O problema que o pedido fica apenas na promessa, ela descobre que Peter tem outra namorada, a qual esta grávida dele.

Toda a euforia de Janis vai pelo ralo. Ela cai em depressão, arruma as malas, e volta escondida da família, para Austin. Chegando a Austin, Janis sente novamente a sensação de liberdade, festa, loucura e ela encontra uma nova droga, o LSD.

Janis assume sua Bissexualidade, tanta liberdade, mas isso acaba cobrando seu preço. Janis engravida e como não sabe quem seria o pai, vai a Tijuana no México e faz um aborto clandestino numa clinica.

Voltando a Austin, Janis vai se apresentar em uma Nova casa noturna, acaba desmaiando no camarim, e é levada a um hospital. Lá a equipe médica vê que ela sofreu um aborto, e faz uma curetagem, Janis não consegue enganar os médicos sobre o aborto. Ela é interrogada pela Policia, o aborto já era considerado crime punido com prisão nos EUA.

Como não conseguiram provas convincentes contra ela, Janis acabou se livrando. Ela  acaba conhecendo a droga que em pouco tempo, tiraria sua vida, a Heroína.

Um novo caminho: Big Brother and Holding Company

Ela volta a tocar na noite, e certo dia recebe a visita de um conhecido, que a viu cantar em sua primeira passagem por São Francisco, ele se chama Chet Helms, é considerado o pai da contracultura da cidade. Entáo, ele faz um convite a Janis, ir  fazer um teste na banda que ele gerencia. Ela  aceita o convite e segue com ele para São Francisco.

Janis faz seu teste na banda Big Brother & the Holding Company, eles tocavam blues, rock psicodélico, e estavam começando a despontar em São Francisco. Eles ficam impressionados com ela. Ela é aceita para dividir a principio, os vocais com o guitarrista Sam Andrew. Finalmente Janis não esta mais sozinha.

Ela começa a viver um momento mais controlado em relação as drogas, e a banda torna-se sua família. A banda grava seu primeiro álbum pelo selo independente Mainstream Records, e lança alguns singles: ‘’bye bye baby,’’ ‘’down on me’’,‘’blind man’’,

O disco era excepcional, porém os singles não emplacam. Consequentemente, seu lançamento foi adiado para frustração de todos.

Os ventos estavam prestes a mudar, eles se apresentam no Festival Monterey Pop, e na segunda apresentação, uma performance visceral de Janis, coloca a banda no mapa.

O público fica em êxtase, o ponto alto é a música Ball in Chain, um cover da cantora Big Mamma Thourton. A repercussão positiva no festival garante  não só o lançamento do disco que havia sido adiado, como também uma nova gravadora, a gigante Columbia Records.

Janis Joplin: O primeiro disco da Carreira

No verão de 1967 é lançado o disco homônimo ao nome da banda: Big Brother and Holding Company, primeiro disco da carreira de Janis Joplin. De cara a Columbia coloca Albert Grossman para ser agente da banda, ele era só o agente pessoal de Bob Dylan, tá bom pra você?

A Columbia quer um disco ao vivo, e a banda sai em turnê pelos EUA,. Acabam gravando muito material, a gravadora não gosta do resultado e resolvem gravar ao vivo no estúdio, onde depois seriam inseridos os aplausos e assovios do publico, ‘’Combination of the Two ‘’, I need a man to love’’ e ‘’Ball and Chain’’, são tocadas nos shows realizados..

O Primeiro disco de Janis Joplin e banda

O lendário Cheap Thrills é lançado em 1968. Finalmente Janis esta totalmente a frente dos vocais, e esse se tornaria o melhor álbum de sua carreira Nele a canção ‘’Piece of my heart’’ atinge o primeiro lugar na revista Billboard, durante semanas. Esse álbum também traz tambem: ‘’Summertime’’ e ‘’Turtles Blues’’ Além de ganhar o disco de ouro

A produção ficou a cargo de Jonh Simon. E a  capa deste álbum foi desenhada pelo grande artista do movimento underground dos quadrinhos americanos, chamado Robert Crumb.

O nome do disco seria: Sex, Dope and Cheap Thrills. Em portuguës, sexo, entorpecentes e emoções baratas, ideia vetada pela Columbia. 40 anos após de seu  lançamento, saiu uma edição especial, com a capa desejada pela banda.

Este álbum tira Janis Joplin definitivamente do anonimato. Ao final de 1968, Janis deixa o Big Brother and Holding Company, para seguir em carreira solo, ela formou um grupo chamado Kozmic Blues Band, que a acompanhou no festival de Woodstock.

Com a nova banda eles gravaram o album I Got Dem Ol Kozmic Blues Again Mama, premiado com o disco de ouro, porém, sem o mesmo sucesso de Cheap Thrills, então o grupo se separa pouco depois de Woodstock.

Ainda ao final de 69, Janis sofre uma critica pesada da imprensa, onde fazem comparações entre o disco cheap thrills e o primeiro disco solo da cantora, consideram seu disco solo muito abaixo do esperado, mesmo tendo ganho o disco de ouro. Isso cai como uma bomba na cabeça dela, que mergulha de vez na heroína, ela entao tenta fazer uma nova aposta, forma uma nova banda para a acompanhar, o Full Tilt Boogie Band

Janis Joplin visita o Brasil

Janis resolve sair uns dias de férias, e vem para o Brasil, curtir o  carnaval, ela acaba vivendo intensamente sua passagem por aqui, é expulsa do Hotel Copacabana por nadar nua na piscina, conhece as escolas de samba do RJ, faz topless nas areias de Copacabana, viaja ate uma aldeia hippie na Bahia, e conhece um novo amor.

Voltando aos EUA, ela volta a usar heroína, e por conta disso, perde o namorado. Isso a deixa em profundo sofrimento, o que acelera seu uso desenfreado de drogas. Com sua nova banda entram em estúdio para gravar o Belissimo album Pearl. Uma coisa que a deixa feliz, é seu carro Porsche 1965  Cabriolet, comprado em 1968, e decorado por Dave Richards, com o tema a Historia do Universo.

A morte prematura de Janis Joplin

Antes de finalizar totalmente o disco, em 4 de outubro de 1970 Janis não apareceu no estúdio, John Cooke (empresário da banda) foi até o hotel, e a encontra morta, vítima de overdose de heroína combinada com efeitos do alcool. Sua morte ocorreu quando tinha apenas 27 anos. 

Lançado 6 meses após sua morte, em 1971, o belíssimo álbum Pearl teve como destaque as músicas “Me and Bobby McGee” e “Mercedes-Benz”, escrita pelo poeta beatnik Michael McClure. Aliás, Mercedes Benz foi gravada ao acaso no estúdio, durante uma pane técnica, Janis cantou a musica dentro da cabine de gravação, e a musica foi gravada a capela.

A canção Happy Trails, foi feita de  presente para John Lennon que faria aniversário na semana seguinte, em entrevista Lennon contou que a fita chegou em sua casa somente após a morte de Janis.

Janis foi cremada no cemitério-parque memorial de Westwood Village, em Westwood, Califórnia. Durante a cerimônia, suas cinzas foram espalhadas pelo Oceano Pacífico.

Sem a menor sombra de duvida, não há nenhuma outra cantora que podemos usar como parâmetro a Janis em sua época, ela foi de longe, a mais espetacular, e com toda certeza, Janis Joplin é a maior cantora de rock de todos os tempos.

Assista a essa reportagem no formato de vídeo no Youtube no canal Coisa de Músico:

Não deixe de conferir os nossos posts anteriores. Clique aqui

Compartilhe nas redes sociais​

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos Recentes

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso portal.