Imagine Dragons é, sem dúvida, uma das bandas de maior sucesso da última década. Com premiações arrebatadoras, incluindo American Music Awards, Grammy Awards, Billboard Music Awards e muito mais. Além disso, a banda liderou inúmeras paradas.
Embora Imagine Dragons seja muitas vezes referido como uma banda de rock por vários críticos de música e revistas respeitáveis, inúmeros fãs acham que o gênero da banda mudou com o tempo. Eles acham que chamá-los de banda de rock não seria correto. Vamos dar uma olhada na linha do tempo de sua música para encontrar a verdade juntos e ver o que o vocalista Dan Reynolds disse sobre isso.
Imagine Dragons faz música rock?
Imagine Dragons ganhou reconhecimento com seu premiado álbum de estreia ‘ Night Visions ‘, lançado em 4 de setembro de 2012. O álbum deu origem aos singles no topo das paradas ‘Radioactive’ e ‘Demons’. O primeiro detentor do recorde de a maioria das semanas ficou na Billboard Hot 100, que ganhou o título de ‘maior sucesso de rock do ano’ pela Rolling Stone.
Como seu disco de estreia foi inegavelmente um álbum de rock, quando a Billboard colocou o Imagine Dragons no topo do ranking ‘Year in Rock’ de 2013, ninguém reclamou. No entanto, quando as mesmas coisas aconteceram em 2017 e 2018, as reações não foram agradáveis.
A banda lançou seu segundo e terceiro álbuns de estúdio, ‘Smoke + Mirrors’ e ‘Evolve’, e ambos foram bem sucedidos comercialmente. O som era obviamente diferente de seu álbum de estreia. Entretanto eles conseguiram se tornar o artista com mais semanas em primeiro lugar na parada de músicas Hot Rock da Billboard.
O disco seguinte foi ‘Origins’, que contou com um single de sucesso chamado ‘Natural’ que se tornou sua quinta música no topo da parada Hot Rock Songs. Como você pode ver, seu sucesso nas paradas de rock diminuiu gradualmente ao longo do tempo com cada álbum. Embora todos os quatro álbuns do Imagine Dragons tenham sido comercialmente bem-sucedidos, a recepção crítica sempre foi misturada. Isso com alguns gostando de seu novo som pop-rock, e alguns expressando sua decepção após seu promissor som rock.
Independentemente das opiniões mistas de fãs e críticos, Imagine Dragons faz música em algum lugar entre rock alternativo e pop-rock de acordo com a grande maioria das pessoas, não rock ou rock and roll a que estamos acostumados. Vamos ver o que Dan Reynolds tinha a dizer sobre essa polêmica.
Dan Reynolds explicou o gênero da banda
Quando a Billboard lançou suas músicas de rock mais quentes da década e Imagine Dragons ficou nos três primeiros lugares com suas músicas, ‘Thunder’, ‘Believer’ e ‘Radioactive’, a internet explodiu e alguns fãs ficaram muito furiosos. Os fãs alimentaram uma grande polemica que discordava que a banda merecia a vitória. Segundo alguns, Imagine Dragons nem é uma banda de rock .
Após vários posts rudes em plataformas de mídia social, Dan Reynolds tomou o assunto em suas próprias mãos e compartilhou um post em sua conta oficial no Twitter. Embora ele tenha começado seu tweet com uma piada, o cantor expressou o quanto é grato por todo o amor que está recebendo depois de compartilhar muitos anos se expressando através da música. Quanto ao debate de gênero, Reynolds enfatizou como o mundo inteiro pode discutir o gênero musical de sua banda. Entretanto não lhe interessa caber em uma caixa , desde que a música venha de um lugar real.
Em um tweet agora excluído, Reynolds disse:
“Entrei no Twitter para encontrar todas as calúnias e todo o amor. Obrigado pelo amor e sim, eu provavelmente ficaria bravo se não fosse minha banda, mas é minha banda hahaha.”
Ele adicionou:
“E com toda a seriedade. Muito obrigado. Eu me sinto incrivelmente abençoado por ter passado a última década escrevendo essa música e compartilhando com vocês. Tudo vem de um lugar real e sempre virá. O mundo pode debater a que gênero pertence. Essa não é minha preocupação .”
Parece que nem o vocalista nem seus verdadeiros fãs se importam com o gênero em que Imagine Dragons se encaixa . É incrível ver um músico que não tenta agradar a ninguém além de seus fãs. Com isso ele lança músicas que parecem certas ao invés de fazer músicas que se encaixam em uma definição. Apesar de receber uma grande reação sobre o assunto, Reynolds provou como ele se concentrará em divulgar o que é real e seus fãs elogiaram sua atitude.
Leia também: 10 teorias de conspiração malucas que obscurecem a indústria da música