Dua Lipa Levitating
Dua Lipa Levitating

Dua Lipa é alvo de 2° processo por suposto plágio de ‘Levitating’

‘ Levitating ‘ de Dua Lipa é indiscutivelmente uma das músicas mais populares da década de 2020. Originalmente lançado em outubro de 2020, ‘Levitating’ ainda está em um lugar de destaque nas paradas de singles dos EUA e do Reino Unido.

Com todo esse sucesso, não é surpresa que qualquer pessoa com uma conexão tangível esteja procurando lucrar. Os ternos de composição não são novidade: qualquer pessoa com pelo menos a memória de um lambari.

Podemos citar vários confrontos de crédito anteriores, incluindo Olvia Rodrigo x Paramore em ‘Good 4 U’ , Robin Thicke vs. Marvin Gaye em ‘Blurred Lines’, ou Vanilla Ice vs. Queen em ‘Ice Ice Baby’. Agora, Dua Lipa encontra-se na vanguarda da mais recente controvérsia sobre o crédito da música, com vários artistas alegando que ‘Levitating’ roubou suas composições.

A banda de reggae Artikal Sound System, com sede na Flórida, entrou com uma ação contra Dua Lipa alegando violação de direitos autorais. A banda afirmou que ‘Levitating’ arrancou sua própria faixa de 2017, ‘Live Your Life’.

Levitating de Dua Lipa faz crescer os olhos de “oportunistas”

À primeira vista, parece um exagero para uma banda relativamente desconhecida da Flórida alegar que uma das maiores cantoras pop do mundo os roubou, mas então você ouve as duas faixas e se pergunta como eles levaram tanto tempo para entrar com uma ação judicial. As faixas são estranhamente semelhantes, mas agora o Artikal Sound System tem alguma competição adicional por esses royalties ‘Levitantes’.

Isso porque os compositores L. Russell Brown e Sandy Linzer são agora a segunda parte a entrar com um processo contra Dua Lipa e a Warner Bros Records por roubar ‘Levitating’. Brown e Linzer afirmam que ‘Levitating’ pegou elementos de duas de suas músicas: ‘ de Cory Daye e ‘Don Diablo’ de Miguel Bosé, lançados em 1979 e 1980, respectivamente.

Infelizmente, os advogados de Brown e Linzer decidiram submergir seu apelo ao público, colocando trocadilhos dignos de gemidos em sua reclamação oficial. “Os réus levitaram a propriedade intelectual dos queixosos”, escreveram os advogados.

“Os queixosos movem uma ação para que os réus não possam se esquivar de sua infração intencional.” Eu não me importo com o quão parecidas as músicas são agora, de jeito nenhum eu vou sentir simpatia por artistas que tentam ser fofos em seus processos legais oficiais.

Essas conexões são certamente mais difíceis de ouvir na primeira escuta. Enquanto ‘Levitating’ e ‘Live Your Life’ são imediatamente semelhantes, ‘Wiggle and Giggle All Night’ e ‘Don Diable’ parecem ser mais distintas em suas composições e arranjos.

Graças ao precedente estabelecido pelo processo judicial de ‘Blurred Lines’, praticamente qualquer pessoa tem meios razoáveis ​​para entrar com um processo de composição hoje em dia, não importa o quão sério ou frívolo possa ser.

Escute as músicas mencionadas e tire suas próprias conclusões:

LEIA TAMBÉM: Dua Lipa: Curiosidades que todo fã precisa saber, desde seu nome verdadeiro até o quanto ela ganha.

Compartilhe nas redes sociais​

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos Recentes

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso portal.