Madonna Like a Virgin
Madonna Like a Virgin

Curiosidades sobre a música “Like a Virgin” de Madonna

Situado dentro do estúdio Power Station em Nova York, Madonna queria ter mais controle criativo sobre seu segundo álbum Like a Virgin como produtora. Trabalhando então com os co-produtores Nile Rodgers e Stephen Bray, a jovem artista teve uma visão para seu álbum de 1984. O que a levaria de uma artista em dificuldades vivendo em Nova York a um nome familiar e, finalmente, uma lenda pop. No álbum, a faixa-título e sua performance subsequente no MTV Video Music Awards de 1984, colocaram “Like a Virgin” na história da música pop.

Madonna nunca escreveu a música

Escrita pela dupla de compositores Billy Steinberg e Tom Kelly – a dupla também por trás de “True Colors” de Cyndi Lauper e “Eternal Flame” de The Bangles – ” Like a Virgin” inicialmente veio de uma perspectiva masculina. Steinberg revelou que a ideia para a música veio então de sua própria experiência pessoal. “Eu estava dizendo que eu poderia não ser realmente virgem”, compartilhou Steinberg. “Fui agredido romanticamente e emocionalmente como muitas pessoas, mas estou começando um novo relacionamento e… está curando todas as feridas e me fazendo sentir como se nunca tivesse feito isso antes.”

Na época, Kelly não conhecia Madonna, mas Steinberg a conhecia desde que sua namorada ensinava aeróbica e costumava usar sua música de 1983 “Burning Up” em suas aulas. Kelly sabia dos problemas pessoais de Steinberg e quando ele leu as palavras da música, ele se conectou com eles e inicialmente começou a cantar a música como uma balada.

Madonna Like a Virgin

“Mas quando chegou ao refrão e a linha como uma virgem surgiu, sempre soou ridículo”, disse Steinberg. “Eu sabia instintivamente que era uma letra especial e poderia ser algo se realmente acertássemos. Ele começou a tocar piano e a tentar escrever uma melodia de primeira linha para isso. E por pura frustração, ele começou a tocar a linha de baixo e cantar falsete. E eu fiquei tipo ‘é isso’”.

Madonna adorou

Assim que Madonna ouviu “Like a Virgin”, ela instantaneamente amou a música e quis gravá-la com Nile Rodgers em Nova York.

O vestido branco, o palco e a MTV

Em 14 de setembro de 1984, Madonna abriu o MTV Video Music Awards em cima de um bolo de casamento gigante. Vestida com um bustiê branco de renda, véu, saia transparente e cinto “Boy Toy”, Madonna desceu do bolo segurando seu buquê. Uma mestre da improvisação, quando um de seus sapatos caiu, Madonna chutou o outro no ar e caiu no chão, rolando pelo chão do palco e expondo então sua roupa íntima branca. “Bem, agora que a questão candente da virgindade de Madonna foi respondida”, brincou Bette Midler após a apresentação.

Gravação em Veneza…

O videoclipe de “Like a Virgin” recebeu sete indicações à MTV. Dirigido por Mary Lambert, que já trabalhou com Madonna em seu vídeo de 1983 para “Borderline”, o vídeo foi filmado parcialmente em Veneza com cenas na cidade de Nova York. Em Veneza, a câmera seguiu Madonna dançando em uma gôndola pelas águas de Veneza. Em seguida, cortou para cenas dela vestida com um vestido branco em uma sala vazia semelhante a um museu e um leão vagando pelas ruas da cidade.

A compositora: Madonna

Madonna escreveu então seis músicas em Like A Virgin, cinco das quais foram co-escritas com o co-produtor Bray. Escrevendo “Shoo-Bee-Do” sozinha, Madonna trabalhou com Bray em “Material Girl”, “Angel”, “Over and Over”, “Pretender” e “Stay”. Os dois também escreveram “Into the Groove”. Isso que mais tarde apareceu em uma reedição de 1985 de Like a Virgin e no filme Desperately Seeking Susan , estrelado por Madonna e Rosanna Arquette no mesmo ano.

O álbum se tornou então um dos álbuns mais vendidos de todos os tempos. Ele vendeu mais de 21 milhões de cópias e alcançou o primeiro lugar em várias listas internacionais e no Billboard Top 200.

Quentin Tarrantino explica “Like A Virgin”

Na cena de abertura do filme Reservoir Dogs , de Quentin Tarrantino, de 1992, os ladrões de banco Mr. White (Harvey Keitel) e Mr. Brown (Tarantino) discutem o significado por trás da letra de “Like a Virgin”. White diz que a música é sobre uma mulher que foi injustiçada e finalmente encontra um cara legal, enquanto Brown tem uma interpretação mais explícita da música. “’Não, é sobre amor, é sobre uma garota que foi bagunçada e ela finalmente conhece esse homem que a ama’.

Ela gosta de uma insinuação

Apesar da sexualidade aberta de Madonna em torno da música (o vídeo com aquela performance na MTV), ela sempre defendeu as interpretações mais picantes da música. “Quando eu fiz a música, para mim, eu estava cantando sobre como algo me fez sentir de uma certa maneira – novinha em folha e fresca – e todos os outros interpretaram como ‘eu não quero mais ser virgem’”, disse Madonna. . “Não foi isso que eu cantei.”

No entanto, Madonna acrescentou que gostou da maneira como uma música pode ter significados diferentes para pessoas diferentes. “Eu gosto de insinuações”, disse ela no livro de 2004 “Madonna: The Complete Guide To Her Music”.

“Gosto de ironia”, acrescentou. “Gosto da maneira como as coisas podem ser tomadas em diferentes níveis.”

Leia também: 10 momentos icônicos da carreira de Madonna

Compartilhe nas redes sociais​

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos Recentes

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso portal.