Bohemian Rhapsody é, sem dúvida, um clássico atemporal e a canção mais popular do Queen. Muitos fãs a conhecem de cor, mas você já parou para se perguntar qual é o verdadeiro significado por trás dessa obra-prima musical? Como Freddie Mercury a escreveu? Convidamos você a mergulhar conosco nesta análise. Como Freddie Mercury a escreveu?
A canção foi escrita para o álbum A Night at the Opera, de 1975. O Queen se inspirou em estilos operísticos para criar a música, o que a faz se destacar tanto entre os lançamentos daquele ano e, ainda hoje, permanece única. Bohemian Rhapsody abandona o que se esperaria de uma canção de rock, exceto pela instrumentação na seção de hard rock.
Essa qualidade peculiar, embora elogiada, quase impediu que a música chegasse às rádios. Executivos musicais viram a canção como um desafio, notando a falta de um refrão cativante que tornava os sucessos radiofônicos infecciosos. Em vez disso, a música segue um percurso linear: introdução, balada, a parte operística que dá nome à faixa, transição para o hard rock e um coda clássico.
O Desafio do Comprimento e a Revolução
Agentes e pessoal de rádio ficaram igualmente incomodados com a duração da faixa: 5 minutos e 55 segundos. Embora esse tempo seja breve comparado às peças musicais que a inspiraram, no rádio, cada segundo é valioso. Os DJs precisavam escolher entre tocar apenas essa música do Queen ou quase duas faixas de outros grupos populares, como Elton John ou David Bowie.
No entanto, o Queen estava certo. Historiadores da música mais tarde reconheceram que o estilo progressivo usado em Bohemian Rhapsody viria a definir grande parte do rock popular ao longo dos anos 70. O esforço do Queen para lançar a música como single valeu a pena; ela disparou para o topo das paradas do Reino Unido, permanecendo lá por nove semanas e vendendo mais de um milhão de cópias no final do ano.
Além disso, o Queen lançou um vídeo promocional para a canção, impressionantes sete anos antes da chegada da MTV e da era dos videoclipes. Após a estreia da MTV, muitos no setor creditaram o vídeo de Bohemian Rhapsody por moldar a paisagem inicial dos videoclipes.
O Enigma de Freddie Mercury
Parte do que torna a música lendária é sua estranheza em comparação com o som popular da época. Com milhões de ouvintes descobrindo a música a cada ano, e milhões de fãs devotos que a conhecem perfeitamente, por que a canção mais popular de uma das maiores bandas de rock ainda é tão enigmática?
Durante sua vida e carreira, Freddie Mercury manteve o significado de seu maior sucesso em segredo. Quando perguntado, ele raramente dava uma resposta direta. Em uma ocasião, Freddie disse que a música era sobre relacionamentos que tinham um pouco de bobagem no meio. Contudo, as letras e os conceitos de Freddie sempre tiveram um significado, seja ele superficial ou mais obscuro.
Apesar de os outros membros do Queen também manterem sigilo, eles indicaram que as letras eram sobre as questões privadas de Freddie. Como a composição foi majoritariamente dele, é difícil imaginar o que seria tão pessoal a ponto de precisar ser mantido em segredo por décadas. Brian May, o Gênio Humilde, e o Guitarrista que ele Acha ‘Inalcançável’O Verdadeiro Significado de Bohemian Rhapsody: Um Clássico Atemporal
Teorias por Trás da Obra-Prima
O próprio título oferece uma pista importante. “Bohemian” refere-se a pessoas que vivem vidas despreocupadas fora do convencional, o que se encaixa em Freddie. Isso nos leva a um tema constante na discografia do Queen: a sexualidade. Muitos veem Bohemian Rhapsody como a luta interna de Freddie para aceitar sua sexualidade, crescendo em uma família religiosa com visões rígidas sobre o tema.
A luta é refletida nos apelos à “mamãe”, onde o falante também lida com a morte. Talvez o homem morto na canção seja o antigo eu de Freddie antes de aceitar sua sexualidade. As linhas sobre as contas e a culpa de seu estilo de vida hedonista se tornam evidentes, mas ele não chega a um acordo com isso; ele escapa da dor que causa e sofre, o que se reflete na necessidade de “sair daqui” nas seções de hard rock.
A música se torna reflexiva, com Freddie conversando consigo mesmo sobre depressão, amor e família. As reflexões finais com a repetição de “nada realmente importa” poderiam sugerir niilismo, mas, na verdade, as coisas importam para ele, razão pela qual ele escreve a canção. Em vez de niilismo puro, Freddie se importa, mas não encontra respostas para o peso do passado, a culpa ou o medo do futuro. Ele encontra paz aceitando que esses problemas são insolúveis e segue em frente, abraçando o que vier.
No fim das contas, você pode seguir o conselho do próprio Freddie: ouça, pense e tire suas próprias conclusões sobre o que a canção diz a você. O que você acha que Bohemian Rhapsody significa?






