A verdadeira razão pela qual a voz de Steven Tyler soa tão diferente em Dream On.

Steven Tyler tem uma voz muito reconhecida no mundo do rock. Ele é apelidado de “Demon of Screamin'” por seu amplo alcance vocal, gritos agudos e palhaçadas de palco selvagens. Suas proezas vocais, juntamente com seu impressionante senso de estilo, fazem dele um frontman carismático do Aerosmith. Entretanto Tyler nem sempre gostou do som de sua voz. Ele finalmente encontrou sua confiança e foi capaz de criar seu próprio estilo único, apesar de se inspirar em outros artistas. Conforme observado pelo Rock Celebrities , uma de suas inspirações para esperar para se tornar um rockstar foi a icônica músicista Janis Joplin, que ele assistiu ao vivo quando tinha 15 anos. Vê-la se apresentar enquanto fumava e bebia teve um impacto no jovem Tyler. Foi ai que ele percebeu que queria ser capaz de fazer o que Joplin fazia.

O Aerosmith foi formado em Boston em 1970 e, alguns anos depois, a banda assinou um contrato de gravação com a Columbia Records. Em janeiro de 1973, o álbum de estréia auto-intitulado “Aerosmith” foi lançado, mas as vendas de discos não foram bem. De acordo com o Live for Live Music , o Aerosmith sentiu que a falta de vendas foi o resultado da Columbia Records colocar mais esforço de marketing em Bruce Springsteen, que também lançou seu disco no mesmo dia. A gravadora quase desistiu da banda, mas uma das músicas do álbum de estreia, “Dream On” lançou como single e se tornou a salvadora da banda. Ele alcançou a posição 59 nas listas da Billboard.

DREAM ON APRESENTA A VOZ REAL DE STEVEN TYLER

“Dream On” foi escrito por Steven Tyler e levou cerca de seis anos para ser concluído. Ele a escreveu antes do Aerosmith se formar, e o completou antes da banda lançar seu primeiro álbum. Conforme relatado por I Love Classic Rock , a inspiração de Tyler para os acordes da música foi a época em que ele era um menino ouvindo seu pai – um músico treinado em Julliard – tocar piano. “É sobre a fome de ser alguém. Sonhe até que seus sonhos se tornem realidade”, ele disse uma vez sobre a música. É certo que ele disse que não sabia nada sobre escrever músicas quando estava trabalhando em “Dream On” durante sua adolescência.

Os fãs do Aerosmith notaram que a voz de Tyler soa diferente em “Dream On” do que em outras músicas do Aerosmith, e também há aqueles que nem reconhecem a voz como sendo de Tyler. Na biografia do Aerosmith intitulada “Walk This Way”, ele revelou que costumava ser inseguro sobre o som de sua voz. Por causa disso ele mudou a forma como cantava nos primeiros álbuns lançados pelo Aerosmith. Um produtor também o aconselhou a cantar de forma diferente durante a gravação do primeiro álbum da banda.

Na verdade, “Dream On” é a única música em que Tyler usou sua voz “real”. Ele revelou, de acordo com a Society of Rock, e é por isso que ele soa tão diferente em comparação com outros sucessos do Aerosmith. Eventualmente, Tyler aprendeu a abraçar seus vocais e encontrou um estilo de assinatura que o diferencia de outros rockstars. Em 2018, “Dream On” entrou no Grammy Hall of Fame , que homenageia discos com grande significado.

ESTILO VOCAL DE STEVEN TYLER (Steven Tyler voz)

Steven Tyler voz

De acordo com o Rock Music Revival , Steven Tyler é um tenor, a voz mais alta entre os homens. No entanto, Tyler também é capaz de alcançar notas além dos alcances vocais típicos para tenores, como evidenciado na música do Aerosmith, “Crazy”, na qual ele cantou uma nota tão alta que soou como um instrumento. Ele também é conhecido por gritar , o que danifica as cordas vocais. Conforme relatado pelo Wall Street Journal , o Aerosmith cancelou uma turnê depois que a voz de Tyler foi afetada depois que um vaso sanguíneo estourou em sua corda vocal direita. Ele teve que passar por uma cirurgia e conseguiu recuperar a voz. Cantores que choram, gritam e cantam músicas são os que correm maior risco de danificar suas cordas vocais.

A carreira de Tyler já dura várias décadas. Em uma entrevista, ele observou que uma das coisas que ele odeia é perder a voz por alguns dias depois de se apresentar continuamente no palco por algumas horas (via Rock Celebrities ). Ele disse ao “On Air with Ryan Seacrest” que odeia não poder falar por alguns dias, e ser um rockstar gritante o afetou. Quando perguntado se ele está planejando se aposentar, no entanto, Tyler disse que não tem certeza de quando isso vai acontecer, já que ele adora se apresentar demais para deixar para lá.

Leia também: Steven Tyler do Aerosmith se saindo extremamente bem após a reabilitação e ansioso para estar de volta ao palco.

Compartilhe nas redes sociais​

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos Recentes

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso portal.