Nem toda música traz a mensagem certa sobre a reação do público. Houve inúmeras músicas que sofreram reações significativas dentro da cena do rock. A faixa aparente que vem à mente que recebeu mais críticas por sua polemica é ‘One in a Million’ do Guns N’ Roses. Embora ela seja antiga, ela é conhecida por referências preconceituosas.
O talento musical do vocalista do Guns N’ Roses, Axl Rose , é inegável, mas sua carreira de quase quatro décadas é uma compilação de momentos controversos. Ele não é apenas famoso por se envolver em brigas com outros músicos sobre questões pessoais, mas também por suas opiniões controversas sobre questões sociais e políticas. Um desses casos em que ele atraiu atenção negativa para si mesmo foi com uma das faixas da banda chamada ‘One in a Million’.
Por que ‘One In A Million’ é taxada como uma música vulgar? (Guns N’ Roses polemica)
Axl Rose não tem uma ficha limpa em relação a questões sociais e política. Ele fazia discursos extremamente ofensivos durante os shows. Durante um dos shows anteriores da banda, Rose ainda afirmou ser ‘pró-heterossexual’ e denunciou membros e aliados LGBTQIA+. Não deveria ser surpresa, então, que ele tenha escrito a música mais controversa do GN’R.
‘One In A Million’, a oitava faixa do álbum ‘G N’ R Lies’, ganhou então as manchetes por incitar o racismo e a homofobia. Letras como ‘Police and niggers, that’s right / Get out of my way’, e ‘Immigrants and faggots / They mean nothing to me’, foram inspiradas por sua experiência de ser empurrado em uma estação de ônibus da Greyhound quando ele primeiro se mudou para Los Angeles.
As letras são uma abordagem direta para pessoas de cor, policiais, imigrantes e pessoas homossexuais com linguagem vulgar e ofensiva. Esse tipo de linguagem pode não parecer errado para Rose desde que ele veio de Indiana para Los Angeles, onde um tipo particular de comunidade o cercava. No entanto, a maioria das pessoas criticou fortemente as letras cheias de insultos e piadas sobre as origens étnicas das pessoas.
O debate em torno da música durou muito tempo. Eventualmente, em 2018, o Guns N’ Roses anunciou que decidiu excluir ‘One in a Million’ em sua reedição de 2018 de ‘Appetite for Destruction’. A decisão foi depois esclarecida pelo guitarrista da banda.
Você pode ouvir ‘One In A Million’ abaixo.
Leia também: Relembrando a performance desastrosa do Guns ‘N Roses em Reading e Leeds Festival em 2010