Mick Jagger: Fatos épicos e lendários sobre esta lenda viva do rock

Se o que eles afirmam for verdade, então os Rolling Stones podem ser a maior banda de rock ‘n’ roll de todos os tempos. E se isso for verdade, então isso faz de Mick Jagger o maior frontman de todos os tempos. É difícil portanto refutar esse argumento: por 60 anos, Jagger tem sido a personificação zombeteira, arrogante e carregada de sexo do estrelato do rock, e ele escreveu mais músicas boas do que provavelmente qualquer outra pessoa na história da música. E mais, ele ainda está fazendo isso aos 75 anos de idade! A questão é, se Mick Jagger não é o maior frontman do rock n roll, quem é? Aqui estão 42 fatos épicos e lendários sobre Mick Jagger.

42. Conheça Mick Jagger

Mick Jagger foi criado em Dartford, Inglaterra. Ele primeiro frequentou a Wentworth Primary School, onde aliás foi colega de escola com um jovem Keith Richards até que Jagger mudou de escola e os dois perderam o contato.

41. Irmãos conectados pelo Blues

Jagger encontraria Richards em uma estação de trem sete anos depois. Os dois começaram a conversar e perceberam que tinham muito em comum, principalmente o amor pelo blues americano e pelo R&B. Em pouco tempo, os dois formaram uma banda. Essa banda se chamava – você adivinhou – “Little Boy Blue and The Blues Boys”.

40. Fazendo Rock and Roll

Os Blues Boys eventualmente evoluíram para os Rolling Stones, com a adição do colega de apartamento de Richards, o guitarrista Brian Jones, assim como o tecladista Ian Stewart e o baterista Charlie Watts. Naquela época, Jones era considerado o líder do grupo: além de tocar guitarra, ele também atuava como empresário da banda – e embolsava £ 5 extras por show por seu esforço. Jagger era apenas o cantor.

39. O Verdadeiro Irmão do Blues

O irmão mais novo de Jagger, Chris, também é músico e ator. Os dois aliás colaboraram em músicas para os álbuns dos Rolling Stones do final dos anos 80, Dirty Work e Steel Wheels , e, mais recentemente, nos álbuns solo de Chris.

38. Mick Jagger Pai de família

Mick Jagger
Mick Jagger e Luciana Gimenez

Mick Jagger teve um relacionamento com a apresentadora brasileira Luciana Gimenez desse relacionamento nasceu Lucas Maurice Conrad Jagger que é um Youtuber/Influencer. Jagger tem oito filhos no total. O mais novo, Devereaux Octavian Basil Jagger nasceu em 2016, e é fruto do relacionamento dele com a a bailarina Melanie Hamrick. Naquela época, Jagger já não era apenas avô, mas bisavô. A neta de Jagger, Assis, teve uma filha em maio de 2014, o que significa que o pequeno Devereaux tem uma sobrinha-neta mais velha do que ele.

37. Mick Jagger é Viciado em academia

Além dos benefícios para a saúde de sua agenda lotada de turnês, Jagger segue um regime de condicionamento físico pessoal que inclui corrida, kickboxing, ioga e até balé. Jagger corre 13 quilômetros todos os dias e treina seis dias por semana.

36. Bloqueio Lírico

Enquanto o repertório inicial dos Rolling Stones consistia em blues e covers de R&B, seu empresário, Andrew Loog Oldham, convenceu Jagger e Richards de que eles ganhariam mais dinheiro se escrevessem suas próprias músicas, como os Beatles fizeram. E para ajudá-los a atingir esse objetivo, Loog Oldham trancou Jagger e Richards em uma sala juntos, recusando-se então a deixá-los sair até que eles escrevessem uma música.

35. Os Gêmeos Cintilantes

O resultado dessa breve prisão, “As Tears Go By”, se tornou um sucesso para a cantora pop – e aliás futura namorada de Jagger – Marianne Faithfull, e deu início a uma das parcerias de composição mais bem-sucedidas da história. Juntos, Jagger e Richards – que às vezes são creditados como “The Glimmer Twins” – escreveram mais de duas dúzias de hits no top 10. Ambos foram introduzidos no Songwriters Hall of Fame em 1993.

34. Injustamente condenado

Em 1967, Jagger e Richards foram presos por crimes separados de drogas. Jagger foi condenado a três meses de prisão por posse de alguns estimulantes vendidos sem receita que ele comprou na Itália. Sua prisão tornou-se então uma causa célebre entre as artes e a cena musical inglesa, e até especialistas conservadores reconheceram que a sentença de Jagger havia sido excepcionalmente dura. O clamor público levou a sentença de Jagger a ser alterada para uma dispensa condicional.

33. Jagger comprou uma casa quando estava ‘muito louco’

Jagger uma vez comprou uma antiga mansão inglesa em Hampshire pelo equivalente atual de US$ 1,3 milhão. Não é incomum para um músico de sucesso, certo? Bem, ele estava chapado na época.

32. O recanto “Stargroves” de Mick Jagger

“Stargroves” foi construído em 1848. Enquanto estava na posse de Jagger, também serviu como um local de descanso e gravação popular para outras bandas de rock. The Who, Led Zeppelin, Deep Purple e Bob Marley gravaram no Stargroves antes de Jagger vender a propriedade – com lucro, é claro – em 1979.

31. Paraíso fiscal

A partir de 1971, Jagger e o resto dos Stones se mudaram para o sul da França em protesto contra a alta taxa de impostos da Inglaterra. Mas eles nunca retornaram adequadamente à Inglaterra: o principal negócio dos Rolling Stones é feito por meio de bancos na Holanda, onde os ganhos de royalties não são tributados, e no Caribe, tudo em um esforço para manter sua alíquota baixa.

30. in Memmorian

O guitarrista original dos Rolling Stones, Brian Jones, deixou a banda em 1969. Poucas semanas depois, ele foi encontrado morto por overdose de drogas. Em memória de Jones, a banda fez um show gratuito no Hyde Park de Londres. Jagger recitou um poema para Jones, “Adonïs”, de Percy Bysshe Shelley

29. Sir Mick Jagger

Jagger foi nomeado cavaleiro em 2003. Seu velho amigo, Keith Richards, disse que teria recusado a honra porque “não é isso que os Rolling Stones tratam, é?” Jagger se defendeu, dizendo que Tony Blair o convenceu. Muito rock’n’roll.

28. Afastado

Jagger teve carreira modesta como ator de cinema, aparecendo em filmes como Ned Kelly e Performance . Ainda mais impressionantes são os papéis para os quais Jagger foi considerado, mas não conseguiu, incluindo Alex em Laranja Mecânica , Frank N. Furter em The Rocky Horror Picture Show e Salieri em Amadeus.

27. Por Demanda Popular

Na verdade, Jagger não era o único que queria vê-lo estrelar Laranja Mecânica . Os Beatles assinaram e circularam uma petição para que Jagger fosse escalado. De acordo com o plano de Jagger, os Beatles também estariam envolvidos: Jagger interpretaria Alex, o resto dos Rolling Stones tocaria os Droogs e os Beatles forneceriam a música.

26. Guitar Man

No início dos anos 70, Jagger começou a aprender a tocar guitarra. Começando com Sticky Fingers de 1971 , Jagger tocou guitarra em todos os álbuns dos Rolling Stones, as únicas exceções sendo Dirty Work de 1986 e Blue and Lonesome de 2016 .

25. Você provavelmente acha que essa música é sobre ele

Junto com Warren Beatty, Cat Stevens, James Taylor e David Bowie, Jagger é um dos temas da música de Carly Simon, “You’re So Vain”. Jagger e Simon tiveram um caso nos anos 70, mas Simon negou que Jagger seja o homem que é “tão vaidoso”.

24. Voz Misteriosa

Seja ele o tema da música ou não, Jagger tem pelo menos uma conexão com “You’re So Vain”: ele canta backing vocals sem créditos na faixa.

23. Angie

De acordo com um boato, a música “Angie” dos Stones é sobre Angie Bowie, ex-esposa de David Bowie, com quem Jagger supostamente teve um caso. Angie Bowie nega isso e não acredita que ela seja o tema da música.

22. Verifique, por favor!

Mick Jagger – ou pelo menos seu nome – estava no topo das paradas mais uma vez em 2012, quando o Maroon 5 lançou “Moves Like Jagger”. O vocalista dos Rolling Stones disse que admitiu que a música era cativante, mas que colocou muita pressão sobre ele para acertar seus movimentos de dança. Ele também tinha outra reclamação: “Você não ganha um centavo quando alguém chama uma música de ‘Moves Like Jagger’”.

21. Dibs

Se for assim, o Maroon 5 se saiu muito melhor que o Verve. “Bitter Sweet Symphony” do The Verve usou uma amostra de seis segundos de “The Last Time” dos Rolling Stones, levando Jagger e Richards a exigirem todos os lucros da música e créditos de escrita completos. “Bitter Sweet Symphony” foi de longe o maior sucesso do Verve, mas eles não viram um centavo.

20. Longa Lista de Amantes

Uma estimativa conservadora sugere que Jagger dormiu com 4.000 pessoas. Essa lista inclui todos, de Carly Simon a Angelina Jolie e – embora tenha sido confirmado e negado ao longo dos anos – David Bowie.

19. Sra. Jagger

Apesar de seu histórico – ou talvez por causa disso – Jagger foi casado apenas uma vez. Ele e a atriz nicaraguense Bianca Macías se casaram em 1971. Eles se divorciaram em 1978.

18. Esse não conta!

“Espere, mas e Jerry Hall?” você pode estar se perguntando. Engraçado você perguntar. Quando Hall pediu o divórcio em 1998 por infidelidade, Jagger argumentou que seu casamento – selado por uma “cerimônia de compromisso” em Bali – não era legalmente válido. Um tribunal inglês concordou, e o casamento foi declarado nulo e sem efeito.

17. Amor Perdido

Jagger estava em um relacionamento de longo prazo com o estilista L’Wrenn Scott de 2001 até sua morte por suicídio em 2014. Ela deixou sua fortuna para ele, que ele usou para criar uma bolsa de estudos no Central Saint Martins College de Londres.

16. Só por diversão

Jagger é um ávido fã de esportes e gosta especialmente de críquete e futebol. Na década de 1970, ele e um grupo de outros roqueiros britânicos tentaram espalhar seu fandom de futebol para os Estados Unidos, comprando um time de futebol da Filadélfia. Entretanto o público americano não compartilhou seu entusiasmo, infelizmente, e a equipe faliu em três anos.

15. Projeto solo de Mick Jagger

Após o sucesso do disco de 1983 dos Stones, Undercover , eles assinaram um contrato de três álbuns com a CBS Records. Sem o conhecimento de seus companheiros de banda, no entanto, Jagger também negociou um acordo paralelo para incluir discos solo. Quando Richards descobriu, ficou furioso, dizendo que Jagger deveria ter colocado essa energia para se concentrar na banda.

14. Lei de Godwin

O primeiro álbum solo de Jagger, She’s The Boss , foi lançado em 1985. Não foi bem o sucesso comercial ou de crítica dos álbuns dos Rolling Stones, mas ainda assim foi disco de platina. Richards permaneceu chateado: mais tarde ele comparou She’s The Boss a Mein Kampf , dizendo que “todo mundo tinha uma cópia, mas ninguém a ouvia”.

13. Projetos ‘solo’

As críticas de Richards não detiveram Jagger: ele lançou mais três discos sem a banda, mais recentemente Goddess in the Doorway de 2001 , além de uma compilação solo de “greatest hits” e um disco com o supergrupo SuperHeavy.

12. Honorários Legais

Os roqueiros punks do Sex Pistols se estabeleceram em oposição a astros do rock milionários como os Rolling Stones quando entraram em cena na década de 1970. Jagger não teve ressentimentos, no entanto: quando o baixista do Sex Pistols, Sid Vicious, foi julgado pelo assassinato de sua namorada, Nancy Spungen, em 1978, Jagger pagou secretamente os honorários legais de Vicious.

11. Despesa indesejável

Jagger também pagou secretamente os custos do funeral do guitarrista de blues Hubert Sumlin após a morte de Sumlin em 2011. Sumlin apoiou a lenda do blues Howlin’ Wolf e foi uma grande influência no som dos Rolling Stones.

10. Biografia secreta

A pedido de uma editora – e com a promessa de um adiantamento de US$ 1 milhão – Jagger escreveu sua autobiografia em 1980, mas acabou decidindo não publicá-la ou qualquer outra autobiografia. O jornalista britânico John Blake afirma possuir a única cópia do manuscrito de 75.000 palavras de Jagger.

9. Supergrupo

Em 2011, enquanto tiravam um tempo dos Stones, Jagger e alguns amigos montaram uma banda e lançaram um álbum auto-intitulado. O SuperHeavy era formado por Jagger, a cantora britânica de soul Joss Stone, o guitarrista do Eurhythmics Dave Stewart, a estrela do reggae Damian Marley e o compositor clássico indiano AR Rahman. O disco tinha um som aventureiro e eclético – Jagger até canta em sânscrito em algumas faixas – mas o público e os críticos eram em grande parte ambivalentes.

8. MJ e MJ

Em 1984, Mick Jagger gravou a música “State of Shock” com o Rei do Pop, Michael Jackson. Jackson havia originalmente gravado a música com Freddie Mercury e tinha planos de incluí-la em Thriller , entretanto problemas de agendamento o forçaram a regravá-la com Jagger e lançá-la como parte de um álbum da família Jackson. A música atingiu o 3º lugar nas paradas.

7. Flip-Flopping

Ele era um garoto-propaganda da contracultura dos anos 1960, e uma vez se declarou anarquista, mas agora se considera um conservador, e expressou sua admiração por Margaret Thatcher.

6. Uma longa caminhada

Mick Jagger completará 79 anos em 2022 e ainda faz um show melhor do que a maioria dos roqueiros com metade de sua idade. Então, como ele se mantém em tão boa forma? Bem, os shows em si ajudam: ao longo de um único show dos Stones, Jagger se pavoneia, pisa e cambaleia cerca de 12 milhas.

5. O força do amor

De acordo com muitos relatos, Jagger lutou por décadas contra o vício em sexo. A pedido de sua esposa, Jerry Hall, Jagger finalmente tomou medidas para obter ajuda para seu vício. Tudo estava indo bem até que ele se viu seduzindo o terapeuta.

4. Longe das drogas

O vício em sexo de Jagger não foi o único problema de vício que Jerry Hall o ajudou. Quando eles se conheceram, Jagger usava heroína regularmente e havia tomado ácido todos os dias por um ano inteiro. Hall disse a Jagger que ela não sairia com ele – embora ela fosse casada com Bryan Ferry na época – até que ele ficasse limpo, estimulando Jagger a largar as drogas.

3. Aluno Modelo

Antes de seus dias como uma estrela do rock arrogante, Jagger tinha uma carreira um pouco mais respeitável em mente. Ele se formou na prestigiada London School of Economics em 1961, com planos de entrar na política, antes de desistir para se concentrar em sua banda.

2. Tentativa de Assassinato

Um espectador foi esfaqueado enquanto os Rolling Stones se apresentavam em um show de 1969 em Altamont, Califórnia. Após a tragédia, Jagger denunciou os Hell’s Angels, que haviam sido contratados como segurança para o show. Em retaliação, membros da gangue de motoqueiros planejaram matar Jagger. Eles poderiam tê-lo pegado também — rastreando-o até uma casa de veraneio em Long Island — se o barco em que estavam não virasse em uma tempestade repentina.

1. Há males que vem para o bem

A vida de Jagger poderia ter sido completamente diferente se não fosse por um acidente horrível quando criança. Durante um jogo de basquete, Jagger acidentalmente mordeu a língua, mordendo a ponta e engolindo. O acidente afetou sua fala: foi-se o acidente “chique” e em seu lugar uma espécie de insulto, dando à sua voz um tom áspero que viria a calhar mais tarde.

Leia também: As 6 bandas de rock mais ricas de todos os tempos

Compartilhe nas redes sociais​

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos Recentes

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso portal.