Os membros do Metallica expressaram suas opiniões e paixão pelo cinema em várias ocasiões. Especialmente Kirk Hammett, que desenvolveu a reputação de ser um especialista quando se trata de filmes de terror.
Quanto ao frontman do Metallica, James Hetfield, seu filme favorito pertence a um gênero completamente diferente.
Quando os membros do Metallica foram convidados para o Mill Valley Film Festival, cada um deles teve a oportunidade de conduzir uma exibição. Enquanto Hammett escolheu a joia de 1971 Dracula Vs. Frankenstein , Hetfield decidiu exibir um clássico indispensável do rico mundo dos westerns.
A paixão pelo cinema e os “clássicos westerns”
Ele selecionou a obra-prima de Sergio Leone, de 1966 , The Good, the Bad and the Ugly. Aliás um western clássico que moldou o gênero de várias maneiras. Por isso o trabalho de Leone ainda é visto por estudantes de cinema e acadêmicos pela visão única da violência que ele apresentou, lindamente complementada pela sublime partitura de Ennio Morricone.
“Não me lembro da primeira vez que o vi”, disse Hetfield durante a exibição do filme enquanto falava sobre o impacto que teve nele. “Eu me tornei fã de Clint Eastwood no início da minha vida, e é um daqueles filmes que… o personagem de Clint foi um dos primeiros mentores na tela que eu meio que queria imitar… o cara durão, legal e quieto.”
Segundo Hetfield, ele experimentou o filme de tirar o fôlego em várias ocasiões e sempre teve interpretações diferentes. Portanto a rica estrutura filosófica criada por Leone permitiu que Hetfield se conectasse a cada elemento de The Good, The Bad and the Ugly. E aliás é por isso que ele admira tanto a obra-prima.
“Na verdade, eu me identifiquei com cada pessoa no filme – a feia, a boa e a má”, acrescentou Hetfield, explicando sua conexão com o western spaghetti de Leone e seus temas. “Sem aprofundar muito, mas sim, metaforicamente, todos nós temos isso em nós, todos temos o potencial de ser cada um deles.”
Embora Hetfield gostasse de todos os personagens do filme, ele achava que Clint Eastwood era o melhor: a guerra, apenas lutando pela vida. Todos eles tinham sua própria maneira de fazer suas coisas. E, você sabe, Clint era o mais legal.”