Tem sido um ano emocionante para o Aerosmith, que participou de uma homenagem repleta de estrelas a Ozzy Osbourne durante o MTV VMAs e lançou sua primeira música nova em mais de uma década. Falamos do EP colaborativo One More Time, há muito aguardado, com Yungblud. Recentemente, em um bate-papo com a revista Guitar World, o guitarrista fundador Joe Perry refletiu sobre seu ano de 2025 e, de quebra, trouxe novas informações sobre o futuro do Aerosmith.
O Que Joe Perry Revelou Sobre o Futuro do Aerosmith?
No final da entrevista (publicada online em 5 de dezembro), Perry foi questionado se ele e o vocalista Steven Tyler “querem tocar algumas músicas de One More Time ao vivo” e se há “planos para um show final do Aerosmith – ou alguns shows pontuais com Yungblud”.
Perry respondeu com uma dose de mistério e otimismo, características do rockstar:
“Há coisas voando; você sabe, ideias. A última coisa é que temos falado em fazer pelo menos um show, de alguma forma, de alguma maneira, em conjunto com um documentário que conta a história da banda.”
A logística, no entanto, é um desafio. “Ainda estamos conversando. Steven está indo e vindo de New England para LA; eu estou na Flórida; e Yungblud está em turnê pela Europa. Então, tem sido um monte de chamadas de Zoom!”, revelou Perry, mostrando a realidade dos encontros à distância.
Ele foi então perguntado: “Se o último disco do Aerosmith já está feito, você se sente à vontade para colocar um ponto final em tudo?”. Perry esclareceu que não pensa dessa forma. “Eu não penso nisso assim – eu penso que não sei o que vai acontecer em seguida. Nos últimos 20 anos, encarei cada show e toquei como se fosse o último. Você realmente não sabe o que vai acontecer.”
Em outro momento, Perry ponderou: “Se esta for a última coisa que fazemos, é ótimo. Mas eu ainda não me aposentei. Steven não pensa que se aposentou. Quem sabe? Ainda temos um pouco de gás!”
Desafios e Esperanças para o Retorno
Os sentimentos otimistas, mas vagos e hesitantes de Perry, são certamente justificáveis. Por um lado, One More Time recebeu bastante atenção e aclamação. No entanto, o Aerosmith lançou sua turnê de despedida “Peace Out” em 2023 e depois a cancelou em 2024, anunciando também sua aposentadoria das estradas, em parte devido a problemas vocais de Tyler.
Em agosto de 2024, o baixista Tom Hamilton chegou a especificar: “Não sabemos o que o futuro nos reserva, mas não incluirá turnês”. Dito isso, Steven Tyler retornou ao palco no início deste ano, quando cantou “um breve set recheado de clássicos do Aerosmith” – como a Loudwire descreveu – durante sua festa de exibição do Grammy, Janie’s Fund, no Hollywood Palladium.
Portanto, é compreensível por que Perry não pode prometer nada específico para o Aerosmith em 2026 e além. Resta torcer para que algo emocionante aconteça!
O Que Mais Joe Perry Disse Sobre Yungblud e o EP?
Antes de discutir o futuro do Aerosmith, Perry abordou vários outros tópicos importantes sobre a parceria com Yungblud. Ele descreveu o último trimestre de 2025 como “três meses de insanidade” devido ao Aerosmith e Yungblud – cujo nome verdadeiro é Dominic Richard Harrison – promovendo One More Time com “promoção, sessões de fotos e ensaios manhã, tarde e noite”.
Ele também mencionou que One More Time foi “algo que [eles] realmente não planejaram”, mas depois especificou: “As músicas são inspiradas nele trabalhando conosco, e nós sendo inspirados por trabalhar com ele. Há muitos grandes guitarristas e bandas por aí, mas Yungblud realmente tem o talento, então pensamos em apostar nele.”
Mais tarde, ele mencionou que fez “quase todas as cinco músicas” do EP com “um Fender Vibroverb [feito sob medida]” ao lado de “uma pilha de três Vibroverbs, . . . duas pilhas Marshall, . . . um 5150 Iconic . . . [e] um Terror Stamp da Orange.” Ele acrescentou: “Algumas vezes estávamos trabalhando no estúdio de Johnny Depp, onde eu tinha um Supro antigo muito bom. Mas foi basicamente o Orange porque essas coisas soam foda; e depois disso foram os pedais de sempre.”
Sobre como ele conheceu Yungblud pela primeira vez, Perry contou à Guitar World que o “filho do empresário do Aerosmith achou que seria uma boa ideia juntar Aerosmith e Yungblud, e ele mencionou isso a seu pai, Larry Rudolph”. A partir daí, “eles começaram a conversar com o empresário de Yungblud. Então Dom e eu conversamos por telefone, e ele acabou vindo para a Flórida no ano passado.”
Perry detalha a empolgação inicial:
“[Yungblud] disse: ‘Vamos trabalhar em algumas coisas para o meu próximo disco.’ Principalmente era para conhecê-lo, mas quando ouvi o material dele, pensei: ‘Santa merda, esse cara tem voz!’ Assisti a algumas de suas performances ao vivo e pensei: ‘Ele tem talento, cara!’ Dom seguiu em turnê e eu disse a Steven: ‘Seria ótimo se nos juntássemos a ele.’ Fomos a vários estúdios diferentes – dois aqui na Flórida e três em LA. Estávamos todos pulando de um lado para o outro, dependendo de quem estava fazendo o quê. Quando terminamos três músicas, pensamos: ‘Santa merda, estamos realmente encaixando em algo!’”
Em relação a como Perry, Tyler e Yungblud se conectaram para o VMAs, Perry simplesmente explicou: “Steven e Yungblud tocaram na [coisa de Ozzy em Birmingham], e alguém lá disse: ‘Por que vocês não fazem isso para o VMAs?’”
Outras Novidades do Aerosmith: Colaborações Surpreendentes
Na semana passada, a Loudwire relatou que o Aerosmith e Yungblud se uniram à superestrella country Lainey Wilson para uma nova versão da terceira faixa de One More Time: “Wild Woman.”
Em 4 de dezembro, Yungblud até tuitou um vídeo em que fala com Wilson sobre a colaboração. Ele também compartilhou uma declaração na qual expressou:
“Estou muito animado para ter Lainey Wilson neste disco conosco. Sou fã dela há um tempo. Sua história de vida é verdadeiramente inspiradora. Com este disco, realmente precisávamos de uma vocalista feminina que pudesse levá-lo com o nível de autenticidade que Lainey incorpora. Precisávamos de uma mulher selvagem e com certeza conseguimos uma!”
Claro, a versão de “Wild Woman” com Lainey Wilson surge cerca de um mês depois que Aerosmith e Yungblud se associaram ao ator/banjista Steve Martin – sim, aquele Steve Martin – para uma nova interpretação de “My Only Angel.”
Haverá mais colaborações surpresa em versões revisadas de outras músicas de One More Time? Isso, e o futuro do Aerosmith em geral, ainda está para ser visto. Os fãs aguardam ansiosamente por novidades!







