Led Zeppelin
Led Zeppelin

A Canção do Led Zeppelin que Foi uma Ofensa a John Paul Jones

Led Zeppelin foi ideia de Jimmy Page, que entrou na banda com uma visão clara do tipo de música que queria que um quarteto de rock ‘n’ roll fizesse. “Eu tinha muitas ideias dos meus dias com os Yardbirds. Os Yardbirds me permitiram improvisar muito em apresentações ao vivo, e comecei a construir um livro de ideias que eventualmente usei no Zeppelin,” disse Page ao discutir sua visão para a banda. “Eu queria que o Zeppelin fosse uma união de blues, hard rock e música acústica, com refrões pesados – uma combinação que nunca tinha sido feita antes […] Muita luz e sombra na música.

Embora sua primeira sessão de improvisação tenha começado relativamente lenta, uma vez que a banda entrou em sintonia e entendeu melhor o tipo de som que Page queria, foi fácil para eles juntar as peças e criar algo realmente único. Todos saíram daquela improvisação incrivelmente animados, pois marcou o começo do resto da carreira da banda.

A Colaboração e a Importância de John Paul Jones

Enquanto Page liderou muitas de suas músicas iniciais, uma vez que os outros membros da banda se conectaram e reconheceram o tipo de som que buscavam, houve muita colaboração. John Bonham, Robert Plant e John Paul Jones apresentaram ideias, a ponto de que, ao ouvir muitas músicas do Led Zeppelin, é provável que você esteja ouvindo uma grande quantidade de colaborações em que a banda trabalhou junta.

John Paul Jones é indiscutivelmente um dos membros mais subestimados do Led Zeppelin. Seu trabalho com a banda muitas vezes passa despercebido pelo fato de ele ser o baixista responsável por manter a seção rítmica da banda unida. Enquanto outros membros da banda deixavam sua criatividade tomar conta, Jones era responsável por colar o som da banda. Pode não ser o trabalho mais glamouroso, mas era incrivelmente necessário.

Led Zeppelin

A Autoria de Músicas Clássicas

Apesar de discreto, John Paul Jones foi responsável por escrever algumas das faixas mais famosas da banda. Por exemplo, “Black Dog“, uma das músicas mais complexas do Zeppelin, foi escrita por Jones enquanto ele estava em um trem. Da mesma forma, a ideia inicial da música da banda “No Quarter” foi de Jones.

No Quarter” acabou se tornando um ponto de discórdia para o Led Zeppelin. Jones escreveu a música para poder se afastar um pouco do baixo. A música o levou ao piano e permitiu que ele exibisse sua habilidade com os teclados. Os fãs adoraram e, como tal, ela se tornou um item básico ao vivo da banda, com cada membro se sentindo de alguma forma atraído por ela.

A Reunião e a Ofensa a John Paul Jones

Desde que a banda se separou, as reuniões do Led Zeppelin foram shows únicos para diferentes benefícios de caridade. Antes desses eventos, no entanto, o mais próximo que a banda chegou a uma reunião foi na década de 1990, quando Jimmy Page e Robert Plant decidiram se reunir como um duo. Jones sabia da reunião e estava bem com isso; no entanto, ele presumiu que eles estariam trabalhando em material novo. Quando finalmente ficou claro que os dois estavam tocando músicas do Led Zeppelin, Jones se sentiu, compreensivelmente, pego de surpresa.

Para piorar a situação, Plant e Page deram a sua reunião parcial o nome da música que Jones escreveu e era famoso por tocar, “No Quarter“. Eles gravaram uma nova versão da faixa e a tocaram ao vivo algumas vezes. Jones ficou ofendido com a decisão deles de tocar músicas do Zeppelin e dar o nome das gravações a uma de suas músicas específicas do Zeppelin, tanto que na próxima vez que a banda esteve junta no palco, o baixista decidiu fazer uma piada irônica sobre isso.

A Piada na Cerimônia do Hall da Fama do Rock

Quando os três estavam no palco recebendo seu prêmio pela entrada no Rock and Roll Hall of Fame, quando John Paul Jones teve o microfone, ele manteve as coisas simples: “Gostaria de agradecer aos meus amigos por finalmente lembrarem meu número de telefone“, disse ele. A sutileza da declaração, referenciando a exclusão dele da reunião e o uso de sua música sem sua participação, tornou-se um momento memorável que ecoa a complexa dinâmica dentro da banda lendária. A história serve como um lembrete de que mesmo em meio à glória e ao sucesso, as relações pessoais e profissionais podem ser complexas e, às vezes, marcadas por ressentimentos.

Compartilhe nas redes sociais​

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos Recentes

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso portal.