James Hetfield usa ampli lendário de Eddie Van Halen em novo álbum do Metallica.

O produtor do Metallica, Greg Fidelman, concedeu uma entrevista à Total Guitar, onde revelou que James Hetfield usou um lendário cabeçote Marshall em quase todas as faixas do novo álbum da banda, 72 Seasons.

O cabeçote em questão foi modificada pelo guru de amplificadores de Eddie Van Halen, José Arredondo, conhecido por suas modificações Marshall de alto ganho. Arredondo faleceu em 1994 e sua reputação posteriormente alcançou um status quase mítico, o que faz desse cabeçote Marshall ainda mais especial.

Fidelman menciona que o cabeçote Marshall modificado por Arredondo sempre esteve presente no setup de James Hetfield, mas que estava sem uso desde o álbum Hardwired... [To Self Destruct], lançado em 2016.

No entanto, durante as gravações do novo álbum, Fidelman recuperou o interesse no cabeçote e o levou para Dave Friedman, que o consertou. Hetfield ficou animado com o resultado e acabou usando o cabeçote em todas as músicas do novo álbum.

A Coleção de guitarras e equipamentos de James Hetfield do Metallica

ARRASTA PRA CIMA!

LEIA TAMBÉM:

José Arredondo ficou famoso nos anos 80, quando Van Halen começou a mencionar seu nome em entrevistas. Ele era conhecido por suas modificações em amplificadores de alto ganho e muitos guitarristas viajavam para seu subúrbio em busca de sua habilidade em criar amplificadores personalizados.

Infelizmente, muito do conhecimento foi perdido quando Arredondo faleceu em 1994 e sua reputação cresceu ainda mais após sua morte.

Fidelman também mencionou outro item importante do setup de James Hetfield: a cópia do Electra Flying V, que o guitarrista usou em Kill 'Em All e que recentemente voltou aos holofotes com a biografia do equipamento de Hetfield, intitulada Messengers: The Guitars Of James Hetfield.

Fidelman mencionou que a guitarra é uma cópia da Gibson e que Hetfield ama usá-la para tocar riffs rápidos.

O novo álbum do Metallica, 72 Seasons, está recebendo muitos elogios por sua sonoridade e pela qualidade das composições. Com o uso do lendário cabeçote Marshall modificada por José Arredondo e outros itens do setup de James Hetfield, fica evidente que a busca pela sonoridade perfeita é algo constante para a banda.

O legado de Arredondo e sua habilidade em criar amplificadores personalizados é algo que ainda reverbera no mundo da música, sendo inspiração para muitos músicos e modders até os dias de hoje.

As guitarras mais raras e valiosas do mundo

ARRASTA PRA CIMA!

LEIA TAMBÉM: