Tantas coisas sobre o AC/DC são icônicas: o raio, aquele logotipo robusto, a roupa de estudante de Angus Young e andar de pato, bem como o sempre presente boné de Brian Johnson.

Então, por que o cantor começou a usar aquele chapéu? E por que ele insistiu nisso?  Johnson respondeu a essas perguntas quando o Planet Rock  perguntou a ele quando foi a última vez que ele foi visto ou fotografado sem seu boné de marca registrada.

Eles rastrearam a origem de Johnson usando-o no palco antes de seus dias no AC/DC, quando ele era um membro do grupo britânico Geordie.

O cantor diz que usa durante as entrevistas, mas confessou o seguinte: "Quando estou em casa na Flórida, sou apenas um dos meninos, nadando e mergulhando e se divertindo."

Olhando consideravelmente mais para trás do que os tempos divertidos pulando em sua piscina, Johnson relembrou: "A coisa do boné começou tocando nos clubes no nordeste da Inglaterra,nossas apresentações eram intensas."

Uma apresentação febril no palco significava que a transpiração era garantida, o que provou ser um problema para o vocalista por vários motivos.

"Era uma grande banda de rock chamada Geordie, e eu costumava suar porque eles não tinham ar-condicionado",

Brian disse: "Especialmente no inverno, os clubes ficavam cheios o aquecimento ficava no máximo,  porque estava frio lá fora. Eu sempre suava, e meu cabelo... todo o suor ia para os olhos e ardia."

Enquanto isso, seu irmão Maurice tinha, na época, acabado de comprar um novo carro esportivo. Para completar o visual, ele também comprou um boné, que veio a calhar em uma noite encharcada de suor.

Elaborando sobre a noite que finalmente fez história no rock, Johnson continuou: "Estávamos no meio do set, e eu estava sentado tomando uma cerveja com ele, e ele disse:

'Seus olhos estão vermelhos!' Eu disse: 'Eu sei, é todo o suor'. Ele disse: 'Sim, coloque isso'. E eu disse: 'Ah, vou tentar'.

E eu coloquei, porque no norte da Inglaterra todo mundo usava boné - você sabe, depois da guerra e tudo mais, era uma espécie de uniforme para os Geordies e Yorkshiremen e pessoas assim."

Falando sobre a eficácia imediata deste boné, o cantor elogiou: "E eu o usei na segunda metade do set e disse, 'Isso é maravilhoso! É brilhante!' Eu disse: 'Vou comprar um deles!' E ele diz, 'Você pode ficar com esse.  Então eu não tirei mais."

O boné acabou se tornando sinônimo da banda e, na verdade, deu um impulso à carreira de Geordie, e até hoje é uma das marcas registradas também de sua banda atual, o AC/DC.

Por que Angus Young do AC/DC decidiu usar uniformes escolares

LEIA TAMBÉM!

CLIQUE NO LINK PARA LER

A autobiografia do vocalista do AC/DC Brian Johnson, The Lives of Brian

AC/DC: Filme para TV de 1977 traz imagens em 4k incríveis da banda de Angus, Malcom Young e Bon Scott

SAIBA MAIS