Na época, com 17 anos, a estrela em ascensão vestia shorts de basquete, camisetas e moletons grandes demais durante as aparições públicas, e seu cabelo tingido costumava ser deixado em um estilo casualmente bagunçado que parecia refletir perfeitamente sua identidade musical.
Ela posou com um espartilho de seda rosa que chamou a atenção para seu corpo pela primeira vez em sua carreira, e Billie revelou mais tarde que sua revisão estética a levou a perder 100.000 seguidores no Instagram na época.
Ela teorizou que seus fãs online deixaram de segui-la porque estavam “ com medo de peitos grandes ”, mas os críticos de Billie a rotularam de “criminosa” e “falsa” ao acusá-la de perder de vista sua identidade.
Mas quando ela falou com a NME em junho, Billie admitiu que “ não tinha ideia ” de quem ela era quando trocou seus grampos largos por looks de Hollywood antigos.
“Não importa o que você faça, é certo e errado”, refletiu Billie. “Vestindo roupas largas, ninguém se sente atraído por mim, me sinto incrivelmente desagradável, nada sexy e nada bonita, e as pessoas te envergonham por não ser feminina o suficiente.”
Billie chegou ao ponto de admitir que não achava que seria tão respeitada na indústria se tivesse um estilo mais “feminino” desde o início, dizendo também que seu senso de vestimenta “masculino” é o que a ajudou a ser levada mais a sério quando adolescente.
“Eu estava tentando provar, 'Ei, danem-se vocês, eu posso fazer o que eu quiser.' Agora posso parecer muito masculino se quiser, e muito feminino se quiser, e não vai virar manchete”, acrescentou.
Recusando-se a subestimar o poder genuíno que sua estética inicial tinha, Billie reconheceu: “Acho que as pessoas me levaram mais a sério porque eu tive essa [maneira de me vestir] mais masculina ao longo de minha carreira. Se eu fosse mais feminina, as pessoas teriam muito menos respeito comigo.”
“Eu me sinto mais sexy quando me visto de maneira masculina. Não me senti sexy nem por um segundo por ser loira”, disse ela às publicações. “Quando eu era loira, as pessoas me tratavam de maneira diferente. As pessoas mudaram completamente seu comportamento [ao meu redor].”