Nesse posto falarei sobre o ISRC, sigla internacional para Código de Gravação Padrão Internacional.
O ISRC é um código gerado para que se possa identificar um fonograma.
Mas porque devemos registrar um fonograma?
O ISRC é o RG de uma música. Muito importante por exemplo para ser identificado nas plataformas digitais como Spotify, Deezer, YouTube Music e também nas rádios e TVs.
É através desse código portanto que o compositor, intérprete, músicos e produtores garantem sua arrecadação.
Música X Fonograma
É importante ressaltar que para cada fonograma é gerado um ISRC diferente, então não podemos confundir música com fonograma.
Por exemplo, um artista grava a mesma canção, porém em diferentes versões, uma gravada em estúdio e outra ao vivo, portanto 2 códigos ISRC devem ser gerados, um código para cada versão .
Outra observação importante é que não podemos confundir o registro de músicas com o registro de um fonograma. Aliás, aqui em nosso site você poderá saber mais sobre o registro de músicas. Leia aqui o post.
Requisitos para o registro de um fonograma
Para gerar o código ISRC de uma obra, é necessário que o autor, compositor ou produtor fonográfico seja cadastrado em uma associação como Abramus ou Socinpro.
A associação é uma instituição o de gestão coletiva vinculada ao Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) que trabalha na distribuição dos direitos autorais.
Como se cadastrar em uma associação e gerar o ISRC
No vídeo abaixo eu falo sobre o registro de fonogramas e quais os procedimentos para cadastro na ABRAMUS