Embora o Led Zeppelin tenha influenciado inúmeros músicos ao longo dos anos, não acho que alguém ficaria surpreso ao ouvir que um dos mais proeminentes deles é o guitarrista residente do Guns N' Roses, Slash. 

Pelo valor de face, inúmeras semelhanças podem ser traçadas entre Zeppelin e Guns N' Roses, mas quando você se concentra nas semelhanças entre  Slash  e o axeman e mentor do Zeppelin, Jimmy Page, você começa a realmente entender de onde Slash tira muitas de suas sugestões.

Em termos de paralelos entre Slash e Page, há muitos, sem mencionar o uso da Gibson Les Paul, técnica incrível e licks carregados de atitude.

Ao falar com o  Raised On Radio  em 2019, Slash discutiu seu amor pelo Led Zeppelin e revelou qual faixa da banda teve o efeito mais profundo sobre ele. Sem surpresa, ele optou pelo esforço de 1969 'Whole Lotta Love' retirado do  Led Zeppelin II .

A obra-prima arrogante do hard rock anunciou ao mundo que o tempo dos Beatles havia acabado e que havia um novo grupo na cidade, e eles estavam prestes a levar a música a níveis sem precedentes. 

Discutindo a música, Slash disse: “Há uma música que, mesmo antes do  lançamento do álbum Rocks  Aerosmith, definitivamente teve uma grande influência (em mim). Quer dizer, eu não tinha nenhuma aspiração de ser músico. Mas eu realmente amei música durante toda a minha infância.”

Adicionando ainda mais contexto, o guitarrista acrescentou: “Então eu fiquei realmente atraído por isso e adorei pegar os discos, colocá-los, ouvi-los. Acho que posso citar discos clássicos que (eu gostava) quando era criança. Mas um que realmente teve um impacto em mim foi o  disco do Zeppelin II  . A música que mais significa para mim porque teve tanto impacto em mim seria 'Whole Lotta Love'”.

Mas para Slash, a faixa tem um nível de impacto mais profundo: “Acho que isso meio que fala de uma coisa subliminar que mais tarde, quando comecei a tocar guitarra (foi) o que me atraiu. Então, eu gostava de muita música quando criança, sem nunca ter pensado que tocar guitarra acabou se tornando uma grande influência para mim”.

Slash então concluiu este segmento explicando como a música o inspirou a experimentar a distorção e a Gibson Les Paul, refletindo o quão importante ouvir foi para seu desenvolvimento artístico e ele forjando sua própria identidade musical, que agora é tão icônica quanto  a de Page .

Ele disse: “Então, 'Whole Lotta Love' foi apenas uma coisa muito sexy, desprezível, guiada por guitarras que eu simplesmente amei. Isso acabou sendo meio que o catalisador para minha primeira experiência com distorção, Les Paul's e esse tipo de coisa. Oh Deus, foi tão legal. Foi uma ótima introdução aos anos 70, para onde os anos 70 iriam.”

Slash explica como escreveu o riff de ‘Sweet Child O’ Mine’

LEIA TAMBÉM!

CLIQUE NO LINK PARA LER

Slash saúda lendas do rock inglês Black Sabbath por criar “o riff mais pesado de todos”

Led Zeppelin: Jimmy Page escreveu música em resposta às críticas de George Harrison

SAIBA MAIS