A série da web 'The Collection', liderada pelos lendários fabricantes de guitarras Gibson, é uma jóia maravilhosa para a comunidade obcecada por guitarra. Disponível no canal 'GibsonTV' no YouTube
The Collection' apresentou uma programação diversificada de músicos lendários, de Rick Nielsen, do Cheap Trick, a Dweezil Zappa. A última estrela convidada é um dos adeptos de Gibson mais famosos do mundo: Slash guitarrista do Guns 'N Roses
Desde os primeiros dias em que percorreu a famosa Sunset Strip de Los Angeles, Slash sempre podia ser visto empunhando uma Gibson Les Paul. Embora ele logo gravitasse em torno de seu modelo de assinatura, a primeira guitarra de Slash era na verdade um modelo Gibson diferente, o Explorer.
Ele lembrou: “Fui a uma loja de penhores em Santa Monica, bem na praia, e entrei lá e eles tinham uma cópia Memphis Les Paul Sunburst e uma Explorer. Um custava US$ 100 e o outro US$ 125 ou algo assim, então comprei o Explorer porque era mais barato”.
Depois de experimentá-la e não se sentir confortável, Slash voltou à loja e o trocou pela cópia da Les Paul, dando início a uma parceria que continua até hoje.
“Achei legal, acho: a estética disso”, acrescentou Slash. “Eu sabia que Jimmy Page [tinha] uma Les Paul, que eu achava legal, muito antes de eu pegar uma guitarra.
Quando eu comecei a tocar, eu tinha lembrado que o som da guitarra, o jeito que o Zeppelin II soava, quando eu era criança eu achava que era o disco mais legal e 'Whole Lotta Love' era uma merda”.
“Tão rápido quantos anos foram quando eu comecei a tocar guitarra, quando eu vi uma Les Paul eu pensei, 'Essa é uma guitarra legal e provavelmente soa como aquele disco'”, ele riu.
“Eu era muito, muito ignorante. Aprendi coisas enquanto ia. Mas como eu meio que experimentei muitas guitarras diferentes durante aquele período de 15 a provavelmente 18 anos, eu tentei todos os tipos de coisas diferentes e sempre acabei voltando para uma Les Paul”.
“Eu amo o peso disso. Parecia sólido”, explicou. “Gostei da sensação do pescoço. Obviamente, eu gostei da aparência e do som consistente, então eu definitivamente estava procurando por aquele som Humbucker robusto”.
Ao longo de seu episódio, Slash mostra seu interminável desfile de Les Pauls, provando que sua preocupação com a guitarra é mais do que apenas um flerte – é uma obsessão
Slash explica como escreveu o riff de ‘Sweet Child O’ Mine’