Em 2000, o mundo era muito diferente. Sem TikTok, sem YouTube, sem Netflix e sem smartphones para assistir de qualquer lugar. Não, a única fonte de entretenimento naquela época vinha do que estava realmente na TV. Não havia outras opções. Ou você assistiu televisão ou não. Tempos sombrios. E foi nesta época que Slash disse um palavrão em um programa de tv infantil.
Na verdade, não foi tão ruim. A TV – e especialmente a TV ao vivo – ocasionalmente trouxe então alguns momentos inesquecíveis. Caso em questão: a aparição de Slash no programa de TV infantil britânico CD:UK .
CD: UK foi um show de música de sábado de manhã apresentado pela dupla de comédia popular Ant & Dec ao lado do futuro So You Think You Can Dance? anfitrião Cat Deeley. Ele apresentava um resumo das paradas ao lado de performances e entrevistas com as grandes estrelas pop da época – Mariah Carey, All Saints, Steps.
Ocasionalmente, porém, os produtores decidiram jogar uma bola curva. E em uma manhã sem intercorrências em dezembro de 2000, aquela bola curva apareceu usando uma cartola e aparentemente em um estado de ‘refresco’ suave. Olá, crianças da Grã-Bretanha – conheçam Slash.
O ex- guitarrista do Guns N’ Roses estava na cidade para falar sobre o segundo álbum de seu projeto solo, Slash’s Snakepit, e a entrevista do CD:UK foi apenas mais um passo na roda de hamster promocional.
Não sabemos ao certo por que os produtores de um programa pop infantil pensaram que seria uma boa ideia contratar um viciado em drogas alcoólatra que alegou ter levado as redes americanas a instigar um atraso de sete segundos na TV ao vivo porque ele disse “merda” no palco do American Music Awards de 1990. Mas, rapaz, estamos felizes que eles fizeram.
Como foi a entrevista de Slash:
A entrevista do CD:UK começa bem o suficiente. Cat Deeley apresenta o guitarrista “lendário” aos aplausos do público do estúdio. Eles trocam algumas brincadeiras fofas (“Há quanto tempo você está no Reino Unido?” “Uma questão de horas”), antes de Deeley perguntar a ele se seu novo álbum solo significa que o GN’R está “terminado”. “Sabe, eu me separei do Guns N’ Roses, tipo, o que, cinco anos atrás?” Slash responde pacientemente.
E é aí que as coisas começam a sair dos trilhos. Deeley pergunta a Slash qual é o pior boato que ele já ouviu sobre si mesmo, ao qual o guitarrista responde. “Fazendo um boquete em um bar…”
Deeley ri nervosamente enquanto processa o fato de que uma estrela do rock está falando sobre sexo oral na TV de sábado de manhã, mas Slash não terminou. “Nós não conseguimos terminá-lo”, ele conclui com um ‘o que você pode fazer?’ sorriso.
Crédito para Deeley, que prova ser uma verdadeira profissional ao passar então rapidamente para várias perguntas dos espectadores. As primeiras são bastante inócuas: quando foi a última vez que ele viu Axl Rose? (“Levaria meses de psicoterapia”). Por que a mídia não está mais interessada no rock? (“Eu não tenho certeza”). Ele ainda vive o estilo de vida tradicional do rock’n’roll? (“Eu tenho meus momentos”).
O momento do palavrão:
E então vem a pergunta que faz a coisa toda desmoronar. Um garoto chamado Robbie de Hemel Hempstead pergunta inocentemente: “Você coleciona répteis e cobras como hobby. Você já foi muito mordido?”
“Na verdade, acabei de fazer”, diz Slash, mostrando a Deeley uma mordida em sua mão. “Acabei de tirar os pontos. Você não pode realmente vê-lo. Na verdade, está aqui.”
O guitarrista explica então que a mordida veio de sua iguana rinoceronte de estimação, que ele mantém no quintal de sua casa em Los Angeles.
“E ele estava solto e tentou decolar – basicamente ele estava pronto para descer La Cienega Boulevard [em Los Angeles], então eu o agarrei pela cauda e ele se virou e mordeu a p*rra da minha mão.”
Estrondo! Aí está. O momento em que Slash solta sua bomba ao vivo na TV de sábado de manhã.
Vamos ser realistas aqui – sempre aconteceria em algum momento durante a entrevista, era apenas uma questão de quando. E a essa altura, Cat Deeley sabe disso, pois ela se afasta do guitarrista e traz as coisas a uma parada prematura.
“Muito obrigado mesmo, Slash!” ela diz então com um sorriso fixo, presumivelmente morrendo um pouco por dentro. O público não se importa – eles acabaram de ouvir um grande astro do rock xingar na TV ao vivo, e ainda não é hora do almoço. Deixe uma explosão de aplausos altos.
Veja a entrevista aqui:
A repercussão foi rápida. O co-apresentador Declan Donnelly apareceu então na tela para se desculpar por “alguns dos comentários” que o guitarrista fez. Uma declaração dos produtores do programa dizia: ” CD:UK cortou a entrevista e Slash foi retirado de um outro item do programa. Ele também será editado da repetição.” “Slash envergonha CD:UK .” alardeou o site da BBC, presumivelmente aliviado por isso ter acontecido no canal rival ITV.
CD:UK correu por mais seis anos, porém, sem surpresa, Slash não foi convidado de volta. O incidente foi um exemplo clássico do que acontece quando você deixa um astro do rock meio cortado e com jetlag solto na frente das câmeras – algo que raramente acontece hoje em dia, em parte porque as oportunidades para que isso aconteça caíram no esquecimento e os astros do rock são muito bem-comportados para seu próprio bem.
Leia também: Slash conta sobre o dia em que achou que morreria durante a gravação de ‘ November Rain ‘