BTS é um grupo de K-pop (ou pop coreano) formado por sete membros – Jin, Suga, J-Hope, RM, Jimin, V e Jungkook – todos da Coreia do Sul.
O grupo lançado em 2013 atingiu o estrelato global de forma meteórica, e graças principalmente a internet e redes sociais arrasta o que é hoje um dos maiores fã clubes do mundo: Army (BTS)
A revista Billboard listou 10 fatos curiosos sobre as estrelas do K-pop BTS que todo fã do grupo precisa saber:
1. BTS significa Bangtan Sonyeondan , que significa “escoteiros à prova de balas”
Na época de seu lançamento, o nome do grupo surpreendeu os fãs com o quão cafona soou, graças ao seu nome que induz ao escoteiro. Felizmente, o grupo escolheu o BTS como sua marca em inglês, facilitando a vida dos fãs que falam inglês.
2. Existem sete membros
Cinco é o número típico de membros das boy bands americanas, mas a Coréia subiu para os dois dígitos, então sete é bastante razoável. O BTS é composto pelos rappers Rap Monster, Suga e J-Hope e pelos vocalistas Jin, Jimin, V e Jungkook. Fora do septeto, apenas Jimin e Jungkook não usam seus nomes artísticos.
3. Eles produzem a maior parte de suas músicas
Cada um dos sete membros do BTS tem um pouquinho da sua marca nos créditos de toda a discografia do grupo, com os rappers Suga e Rap Monster em particular ganhando reconhecimento como produtores. O grupo co-escreveu a maioria de suas canções com o produtor coreano Pdogg e Slow Rabbit para criar seu distinto estilo de dança hip-hop.
4. Eles gostam de trilogias
Além de seus álbuns completos, Dark & Wild de 2014 e Wings de 2016 , a discografia coreana do BTS consiste em duas trilogias de EP. (O grupo também lançou dois álbuns japoneses.) O início de sua carreira foi acompanhado pela trilogia Skool : seu álbum de estreia 2Cool 4Skool, O! RUL de 2013 , 2? e o caso Skool Luv de 2014 . A trilogia apresentava canções agressivas que se relacionavam com a vida dos alunos e as adversidades que eles enfrentaram . A trilogia 2015-16, O momento mais bonito da vida (Parte 1, 2 e Epílogoálbuns) consistia em canções com sons mais experimentais e significados mais matizados que se inspiram nas experiências de jovens adultos.
5. O BTS explorou as origens do hip-hop
O hip-hop tem um papel no K-pop desde seus primeiros dias nos anos 90, mas a Coreia está no meio de um renascimento do rap. O BTS, como uma boy band, parece ser o precursor improvável do K-hip-hop, mas eles fizeram incursões no gênero que o tornaram mais acessível para o público mais sintonizado com o pop tradicional e comercial. (Vários membros também faziam parte da cena hip-hop underground da Coréia antes de estrear.) Depois de iniciar sua carreira tentando imitar o estilo típico do hip-hop, o BTS foi criticado por sua apropriação cultural e por ser inautêntico. Eles exploraram história e musicalidade do hip-hop através de seu eality show americano Hustle Life, com um curso intensivo no gênero e com a ajuda de Coolio e Warren G .
6. RM e Suga não são apenas cantores de K-pop
O K-pop é tipificado como um gênero pop manufaturado, criado por empresas com artistas que têm pouco a dizer sobre sua música.
Nos últimos anos, isso tem mudado conforme mais artistas coreanos mostram suas habilidades de produção, e o BTS deixa claro que eles não estão brincando.
Os rappers Rap Monster e Suga lançaram mixtapes intensamente pessoais que exibiram suas qualidades individuais, provando que o grupo é mais do que uma boy band pop típica. A mixtape Agust D de Suga no início deste ano tocou na depressão, fornecendo a antítese para a imaginação de ídolos da indústria de seus artistas.
7. Eles são muito amigáveis e acessíveis para os fãs
Além de ser um dos únicos grupos a fazer turnês fora da Ásia com frequência, o BTS se esforçou para interagir com sua base de fãs global. Os membros do BTS não apenas atualizam frequentemente suas contas do Twitter, mas também aproveitam a popularidade da transmissão ao vivo. Cada um dos membros interage com os fãs por meio de transmissões ao vivo regulares, com legendas em inglês para o público internacional. E isso junto com a série da web Bangtan Bomb , que apresenta clipes de suas vidas diárias e tours.
8. O ARMY BTS é feroz
A acessibilidade do BTS os ajudou a se conectar com fãs de todo o mundo por meio de suas personalidades tanto quanto por meio de sua música, resultando em um dos maiores fandoms do K-pop. No início deste ano, ARMY pode não ter conseguido passar do primeiro turno do Fan Army Face-Off da Billboard , mas eles tiveram uma exibição muito grande, conquistando quase 450.000 votos apenas naquele turno.
ARMY também atraiu atenção por ajudar o BTS a acumular uma quantidade imensa de sucessos no YouTube: “Blood, Sweat & Tears” foi lançado há menos de um mês, mas está chegando a 30 milhões de visualizações. Ele também quebrou o recorde de ser o videoclipe de K-pop mais visualizado em um curto espaço de tempo, alcançando mais de 6,3 milhões de visualizações em um dia.
9. BTS foi o primeiro grupo de K-pop a obter seu próprio emoji no Twitter
Graças à sua ampla presença na mídia social e ao “Golden Tweet” da Coreia em 2015, o BTS foi o primeiro grupo de K-pop a receber um emoji do Twitter exclusivo . Em maio e junho, os fãs puderam usar uma variedade de hashtags com uma pequena imagem do logotipo do colete à prova de balas do BTS. O emoji foi criado em parte da busca do BTS por suas maiores bases de fãs; Os ARMYs Brasileiro, Turco e Russo foram os que mais utilizaram a hashtag para ganhar o título.
10. BTS fez história no K-pop
Parece que cada novo lançamento do grupo prepara o BTS para algo maior e melhor. Wings provou isso mais uma vez quando se tornou o álbum de K-pop mais vendido e mais vendido nos Estados Unidos, enquanto o BTS saltava à frente dos artistas K-pop anteriores da Billboard 200.
O grupo superou os álbuns em 2NE1 e EXO, que ocuparam o ranking em 2014 e 2015, respectivamente. O BTS também se destacou das bandas anteriores por ser a única banda coreana da Billboard 200 não apoiada por uma das Três Grandes: as maiores agências de entretenimento da Coréia do Sul (YG Entertainment, SM Entertainment e JYP Entertainment). O amplo alcance do BTS também se estendeu ao Social 50, onde conquistou o primeiro lugar pela primeira vez. Wings também é notável por ter chegado ao 19º lugar na Billboard na parada de álbuns canadense e número 1 na parada de álbuns mundial.
Fonte revista billboard