Você já ouviu um cantor tocar uma nota que não soa bem? Isso geralmente é porque eles estão cantando fora do tom. Isso é algo que todo cantor enfrenta em algum momento de sua vida. Para corrigir esse problema, você precisará treinar sua voz para lançar a nota correta ao cantar. Você pode fazer isso usando as cinco etapas a seguir.

Exercício: Toque uma nota no piano (você pode encontrar um aplicativo de piano no seu telefone, se necessário). Agora tente copiar a mesma nota/altura enquanto canta 'Ah'. O tom da sua voz soa igual ao do piano? Caso contrário, tente deslizar sua voz para cima e para baixo até que os sons correspondam.

1. Treinando seus ouvidos copiando

Tenha em mente que você não conseguirá alcançar todas as notas no piano. Todo mundo tem uma gama de notas que eles podem cantar confortavelmente. Para algumas pessoas, isso é maior do que outros. Para obter ajuda para encontrar seu próprio intervalo, consulte este artigo .

Exercício: Como no exercício anterior, toque uma nota no piano. Novamente, você precisará combinar sua voz com o mesmo tom, cantando 'Ah'. Desta vez, segure a nota o máximo que puder. Isso indicará se você tem ou não a capacidade de sustentar seu tom por um longo período de tempo.

2. Pratique segurando a mesma nota

A cada poucos segundos enquanto você está cantando sua nota, toque a nota no piano novamente para ter certeza de que você ainda está no mesmo tom. Caso contrário, ajuste a afinação mais uma vez para corresponder à mesma nota.

Mudar seu tom desenvolve os músculos ao redor de suas cordas vocais. À medida que você aumenta o tom, os músculos puxam as pregas vocais juntas. Quando você diminui seu tom, as pregas vocais se separam. Portanto, mudar seu tom relaxa e contrai diferentes músculos da laringe, fortalecendo-os.

3. Pratique a mudança de tom

Exercício 1: 'Slides vocais'. Comece a cantar 'oo' da extremidade inferior do seu alcance, deslize o tom para a extremidade mais alta e depois volte para baixo novamente. Isso deve soar como uma sirene. Experimente com diferentes tons, mas tente começar da nota mais baixa que você pode cantar para a mais alta.

Exercício 2: Depois de tentar deslizar de baixo para cima, tente deslizar de uma nota específica para outra. Por exemplo, escolha uma nota no piano (como o dó central) e outra nota mais alta que esta. Essas notas são agora sua nota inicial baixa e a nota mais alta que você canta.

Uma vez que você pode deslizar sua voz para cima e para baixo entre duas notas específicas, você pode passar para a afinação de uma escala. Isso envolve cantar um tom específico para cada nota na escala. Em vez de controlar as notas mais baixas e mais altas, você precisa controlar e estabilizar seu tom para cada nota intermediária.

4. Colocando cada nota em uma escala

Exercício: Encontre um aplicativo, como o Singer's Friend, que toque escalas para você copiar. Ouça a escala e cante junto com 'La'. Depois de se familiarizar com o tom de cada nota na escala, tente cantar a escala sozinho.

Aumentar sua extensão vocal significa fortalecer sua voz cantada em notas mais altas e mais baixas do que você pode cantar confortavelmente. Com o tempo, você deve começar a perceber que essas notas desconfortáveis ​​se tornam mais confortáveis.

5. Aumente sua extensão vocal

A maioria das notas que as pessoas lutam para lançar são aquelas que estão fora do seu alcance confortável. Portanto, ao aumentar seu alcance de canto, você está tornando essas notas mais fáceis de afinar. Ser capaz de cantar mais alto ou mais baixo significa que é menos provável que você atinja a nota errada.

Dave Mustaine sobre o ‘inimigo mortal’ que o ajudou a melhorar sua voz

Review: Microfone condensador Audio Technica AT2020

SAIBA MAIS