Metallica dispensa apresentações, e é seguro dizer que sem o frontman James Hetfield, eles não seriam os mesmos pioneiros do thrash metal que conquistaram o mundo quando estouraram na década de 1980.

Enquanto cada um dos membros da banda permanece icônico por direito próprio, você não pode duvidar do poder de  James Hetfield . Uma figura de comando com uma voz inconfundível, ele também se dobra como um lendário axeman, o que muitos músicos não podem reivindicar.

Dado que ele teve uma carreira tão longa e frutífera que se baseia em muitas áreas estilísticas diferentes, ao longo de sua carreira, Hetfield lançou luz sobre a infinidade de músicos que o inspiraram.

Ele disse: “Meus deuses do ritmo são  Tony Iommi , Rudolf Schenker e Malcolm Young – caras que apenas mantêm o ritmo. Os Misfits também, e até os Ramones com sua simplicidade. É tudo rebaixamento! Assista algumas imagens de Johnny Ramone e você vai dizer 'Uau!'”

Em termos de bandas, Hetfield cita todos, de Venom a Sex Pistols, como seus heróis. Ele também foi rápido em explicar que ele também é um fã de longa data dos dinâmicos roqueiros britânicos Queen, uma admissão um tanto surpreendente.

Claramente possuindo uma extensa coleção de discos e um excelente conhecimento de rock, falando com  Blabbermouth  em 2004, Hetfield teve a gentileza de dizer aos fãs quais são suas dez músicas favoritas.

Apresentando uma série de lendas como Lynyrd Skynyrd, Elton John e, claro, Black Sabbath, a lista é composta apenas por clássicos, refletindo o quão em dívida com os grandes Hetfield e Metallica são.

A primeira música que ele selecionou é a obra-prima de 1974, 'Free Bird', dos pioneiros do Southern Rock Lynyrd Skynyrd, que vem completa com um dos solos de guitarra mais icônicos de todos os tempos.

Rotulando-a como uma “balada do trabalhador”, Hetfield disse: “Nada supera a balada deste trabalhador. ' Free Bird' se encaixou na minha vida nos primeiros 20 anos na estrada – não me apegando muito às coisas, vivendo a vida pelo momento e seguindo em frente”.

Outro grupo que Hetfield sempre elogiou são os roqueiros ingleses Led Zeppelin, a banda que ostensivamente tornou o rock mais expansivo e atmosférico do que antes de sua ascensão meteórica. Ele escolheu 'Stairway to Heaven' do  Led Zeppelin IV de 1973.

Confira a lista completa das  músicas favoritas de James Hetfield de todos os tempos:

‘Free Bird’ – Lynyrd Skynyrd ‘Stairway to Heaven’ – Led Zeppelin ‘Jailhouse Rock’ – Elvis Presley ‘Behind Blue Eyes’ – The Who Candle in the Wind’ – Elton John God Only Knows’ – The Beach Boys ‘Yesterday’ – The Beatles Black Sabbath’ – Black Sabbath Smells Like Teen Spirit’ – Nirvana The Boys Are Back In Town’ – Thin Lizzy

Uma escolha um tanto surpreendente foi a do hino grunge de 1991 do Nirvana, 'Smells Like Teen Spirit', e em seu relato da música, Hetfield surpreendeu a todos criticando o hair metal e postulando que o Nirvana  era exatamente o que a música "precisava" no Tempo.

Ele explicou: “Quando todo aquele hair metal dos anos 80 estava sendo superproduzido,  o Nirvana veio com esse som de garagem thrash e um enorme gancho. Era o que a música precisava”.

LEIA TAMBÉM

Francesca a esposa de James Hetfield do Metallica fala sobre a separação do casal

A vida luxuosa dos membros do Metallica. Quem é o mais rico?

10 músicas com temas de “protesto” do Metallica

SAIBA MAIS