A música de Tina Turner é tão memorável e inspiradora quanto sua corajosa história pessoal. Com coragem e determinação, Turner sobreviveu às provações mais desafiadoras que a vida pode oferecer, enquanto se pavoneava, cantava e lutava por uma carreira de décadas que a elevou ao status de lenda.

tina turner

Tina Turner nasceu Anna Mae Bullock em 26 de novembro de 1939 e cresceu em Nutbush, Tennessee. Seus pais eram meeiros e ela se lembra de colher algodão quando criança. Bullock tinha duas irmãs, mas quando a Segunda Guerra Mundial começou, tudo mudou.

Ela tinha uma família pobre

Quando ela tinha apenas 11 anos, Tina Turner ficou marcada para a vida por um incidente horrível. Foi nesse ano que sua mãe abandonou a família e partiu sem avisar. Aparentemente escapando de um relacionamento abusivo com o pai de Tina, a mãe fugiu para St. Louis e deixou seus filhos para trás sem despedidas. Mais tarde a perdoou

Sua mãe a abandonou

A turbulência da vida jovem de Tina continuou até a adolescência. Dois anos depois que sua mãe deixou a família, seu pai se casou novamente, mas as crianças não faziam parte do negócio. O pai de Tina e sua nova esposa se mudaram para Detroit e, mais uma vez, as crianças foram deixadas para trás. para moarar com a vó.

Seu pai a expulsou

No meio da adolescência, a meia-irmã de Tina, Evelyn, e dois primos sofreram um acidente de carro fatal. Ninguém sobreviveu. Era o início de uma experiência de perda que levaria a uma mudança decisiva em sua longa vida.

Perdas difíceis

Enquanto cursava o ensino médio em St. Louis, Tina Turner frequentava boates e locais de música com sua irmã. Foi em um desses, chamado The Manhattan Club, que Tina presenciaria um ato musical que mudaria sua vida — e seu nome. Era Ike Turner e sua banda, The Kings of Rhythm.

A música bateu na sua porta

Tina Turner certa vez cantou de improviso uma balada de blues de BB King. A performance surpreendeu Ike Turner e ele a pediu para cantar um pouco mais. Ela assumiu o show e cantou com a banda a noite toda e depois, Ike a convidou para se tornar uma cantora da banda. Ike's Kings tinha uma rainha.

Tina começa se destacar

O presidente da Sue Records, Juggy Murray, ficou tão impressionado com os vocais de Tina que comprou os direitos da música de Ike por incríveis US$ 25.000. Murray também disse a Ike para fazer de Tina a estrela do show. Com um grande saco de dinheiro como incentivo, Ike concordou e nomeou sua vocalista “Tina Turner”. O primeiro single de Tina, “A Fool In Love”

Nasce Tina Turner

Apesar do sucesso com vários hits no top 10, a cantora otimista escondia uma vida pessoal sinistra e sombria. Quando eles se casaram, Tina Turner disse a Ike que não queria mudar de nome e disse que se preocupava tanto com as turnês. Em resposta, Ike a golpeou com uma caixa de sapato de madeira. Esse foi o primeiro de muitos incidentes violentos.

Casamento sombrio

Quando Tina deixou Ike, ela não tinha nada, nem mesmo seu nome. Ela morava com os quatro meninos e uma assistente pessoal e usava vale-refeição para sobreviver — e essa não é a pior parte . À noite, bandidos locais atirariam em seu carro ou em sua casa. Era tão aterrorizante que ela dormia em um armário e a assistente dormia no quarto das crianças.

Ela foi baleada

O divórcio de Tina Turner de Ike Turner aconteceu em 1978. Ela havia cortado os laços com seu passado tempestuoso e com seu relacionamento abusivo. Suas únicas exigências no rompimento? Dois carros Jaguar. Algumas peles e joias. E o mais importante? O nome dela, Tina Turner. Foi esse nome que acabaria se tornando seu maior patrimônio.

Ela ganhou seu nome de volta

Tina definhou na obscuridade musical após o divórcio. Ela ainda excursionou, mas o público a viu como um ato de retrocesso. Ela tocou em cabarés, hotéis e pequenos clubes, enquanto lutava contra processos de suas datas e contratos cancelados quando a Ike and Tina Turner Revue explodiu. Parecia que ninguém na indústria da música queria contratar ou ajudar uma mulher negra na casa dos 40 anos.

Uma década na obscuridade

Tina Turner escreveu um livro de memórias em 2018. Chamado My Love Story , Tina escreveu sobre sua batalha contra o câncer intestinal em 2016. Ela optou pelo tratamento homeopático em vez da medicina moderna, mas levou à insuficiência renal. No final, os cirurgiões removeram parte de seu intestino, mas os problemas renais permaneceram.

Ela venceu o câncer

A jornada de Tina durante esse período foi incrivelmente sombria. Ela precisava de um transplante de rim e achava que a situação era desesperadora. Seus pensamentos se voltaram para o suicídio, como aconteceu na década de 1960. Ela colocou seu nome na lista de uma organização de suicídio assistido na Suíça e esperou pelo fim.

Outro período sombrio

Três semanas depois de seu casamento com Bach, ela sofreu um grave derrame que a deixou sem capacidade de andar. Mas é alguma surpresa que depois de todas as provações que Tina conquistou, ela tenha aprendido a andar novamente? Ela tinha pernas de aço de tanto andar e dançar, então não demorou muito.

Ela tem sorte de estar viva

Depois de embarcar em sua 11ª turnê de concertos - apropriadamente chamada Tina!: 50th Anniversary Tour - em 2009, o ícone da música decidiu que estava pronta para se afastar de sua vida no palco . “Eu estava cansada de cantar e deixar todo mundo feliz”, disse Turner sobre a decisão em uma entrevista de 2019 ao New York Times . “Isso é tudo que eu já fiz na minha vida.”

Ela se aposentou oficialmente

Leia também: Os 40 maiores cantores de rock de todos os tempos

Os 20 maiores nomes do Rock mundial

Dua Lipa é alvo de segundo processo por suposto plágio de ‘Levitating’

SAIBA MAIS