1 – Toni Braxton
Toni Braxton vendeu mais de 67 milhões de discos e ganhou sete Grammys. Aqui está outro número – 2. Quantas vezes ela declarou falência. Ela declarou falência pela primeira vez em 1998 por conta de contas de cartão de crédito e despesas mensais exorbitantes. Felizmente, dois anos depois, em 2000, ela deu um salto em sua carreira com “The Heat”, música título do álbum.
Mas, os problemas financeiros atacaram novamente. Depois de concordar em uma corrida prolongada em Las Vegas, ela sofreu alguns problemas de saúde que a forçaram a cancelar o resto das datas em Vegas. Então, esses cancelamentos a tornaram financeiramente responsável e ela não teve outro recurso a não ser declarar falência pela segunda vez em 2010.
2 – Ximbinha
O único brasileiro dessa lista de falidos do mundo da música, é o guitarrista e parceiro da cantora Joelma da banda Calypso, que se endividou após a separação da cantora. Tudo começou após a tentativa de montar um novo projeto nos mesmo formato do Calypso que acabou não saindo conforme os planos de Ximbinha.
Longe dos holofotes, o cantor acabou contraindo uma dívida de 500 mil reais em empréstimos que não consegue honrar os pagamentos.
3 – Michael Jackson
Uma das melhores decisões de Michael Jackson em sua carreira foi talvez adquirir os direitos de muitas canções populares dos Beatles.
A mudança deixou Jackson ainda mais rico do que ele já estava, rendendo-lhe milhões em royalties.
No entanto, com os casos de abuso sexual aumentando contra ele e seu hábito de gastar muito em itens bizarros, Jackson rapidamente se tornou profundamente endividado.
Ele começou a pedir milhões de amigos ricos para evitar a falência. Embora ele tenha sido poupado da vergonha de pedir falência, ao contrário dos outros nesta lista, há rumores de que ele morreu com quase $ 400-500 milhões de dólares em dívidas, tornando-o provavelmente o músico mais falido de todos os tempos.
4 – Willie Nelson
Willie Nelson perdeu sua fortuna por causa dos impostos atrasados. $ 32 milhões para ser exato. Então, Willie alegou que seus contadores administraram mal seu dinheiro ganho com a música, e nunca pagaram seus impostos, optando por colocá-los em paraísos fiscais.
No início dos anos 90, ele gravou um álbum chamado “The IRS Tapes: Who’ll Buy My Memories?” e fez uma participação especial em um comercial da Taco Bell em um último esforço para pagar o cobrador de impostos. Ele fez um acordo com o IRS em 1993.
5 – Billy Joel
O superstar Billy Joel é um dos músicos mais rentáveis de todos os tempos. Mas com muito dinheiro vem uma grande responsabilidade financeira.
O ex-empresário de Billy Joel, Frank Weber, roubou bem debaixo do nariz de Joel. Enquanto administrava o dinheiro de Joel, ele o usou em uma série de empréstimos ruins e investimentos empresariais arriscados. Billy Joel ficou chocado quando descobriu anos depois em uma auditoria financeira.
Ele acabou processando Weber em $ 90 milhões de dólares por fraude.
6 – Cyndi Lauper
Cyndi Lauper tem um patrimônio líquido de $ 30 milhões, mesmo tendo um início difícil. Ela começou sua jornada gravando e escrevendo canções para a banda de música Blue Angel, no entanto, o álbum da Polydor foi um fracasso e Lauper teve que declarar falência em 1981.
Ela se apresentou em um café japonês para arcar com as despesas para sobreviver até o lançamento sua primeira música de sucesso, She So Unusual, em 1983.
7 – Roy Rosello
O cantor porto-riquenho foi um grande sucesso na década de 80, integrando o grupo Menudo, quem não se lembra do grande hit a música “Não se reprima”? Pois a breve fama não bastou. Após seu auge, ele chegou a vender bijuterias em um shopping de São Paulo. Roy participou da sétima temporada do Reality show “A Fazenda“, e ainda assim não teve sucesso.
8 – Marvin Gaye
Marvin Gaye teve uma vida geralmente trágica – então não é nenhuma surpresa que ele não tenha escapado de problemas financeiros. Por causa de um caso que levou à ruína do casamento, ele foi forçado a pagar pensão alimentícia e pensão alimentícia. Mas, a essa altura, ele já estava quebrado demais para fazer os pagamentos.
Ele desperdiçou sua riqueza inicial em drogas, carros e propriedades. Por causa de sua obrigação de fazer pagamentos à ex-mulher, ele teve que pedir falência. Ele fez um acordo para pagar os royalties dela na venda de seu próximo álbum, mas acabou sendo um fracasso comercial.
9 – Jerry Lee Lewis
Jerry Lee Lewis foi um ícone. Ele classificou vários gêneros em # 1 simultaneamente e ajudou a moldar o rock and roll.
Mas, nem mesmo um ícone do rock pode escapar do ridículo e do ostracismo que vem com o casamento com uma garota de 13 anos … que também era sua prima em segundo grau.
A reação foi instantânea e sua carreira e vendas de discos simplesmente não conseguiram resistir ao golpe. Demorou anos para ele recuperar qualquer credibilidade, mas então já era tarde demais, e ele estava com uma dívida de milhões e então pediu
10 – MC hammer
Através de “U Can’t Touch This”, MC Hammer teve um sucesso gigante, que lhe renderam$ 30 milhões de dólares no banco. Como resultado de sua popularidade, Hammer comprou um palácio de $ 1 milhão, que ele reformou por $ 30 milhões e contava com 200 funcionários. Ele também comprou um celeiro, onde costumava manter 19 cavalos de corrida.
Hammer entrou em falência em 1996, devendo $ 13 milhões em empréstimos como resultado de suas despesas desenfreadas e vários processos judiciais.
Em 2011, ele apareceu no “The Oprah Winfrey Show” para discutir como ele passa grande parte de seus dias e como ele é “afiliado a cerca de 8 empresas de tecnologia”.
Leia também: Os 10 maiores escândalos da indústria da música de todos os tempos