Keith Richards_fatos curiosos
Keith Richards_fatos curiosos

Keith Richards: 10 Fatos curiosos sobre o Guitarrista dos Rolling Stones

Keith Richards e o colega de banda Mick Jagger se conheceram quando crianças. Foi indicado, com os Rolling Stones, para 12 prêmios Grammy e ganhou três. Fez participações especiais em “Piratas do Caribe: No Fim do Mundo” e “Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas”.

1 – Keith Richards e a paixão pela música

Keith Richards começou seu amor pela música aos três anos de idade. Seu avô, “Gus” Dupree, que aliás também era músico foi quem primeiro cultivou o amor de Richards pela guitarra. Ele também deu ao jovem seu primeiro violão, colocando-o então em uma prateleira que ele não conseguia alcançar, e dizendo-lhe que se ele conseguisse, ele poderia ficar com ele.

2 – Ele trabalhou como músico de apoio

Embora mais famoso por sua carreira com os Rolling Stones, Keith também era músico de apoio em gravações para artistas do blues. Alguns dos álbuns de blues mais famosos, para os quais Richards contribuiu, incluem  BB King,  Deuces Wild, Les Paul & Friends dentre tantos outros mais… Ele lançou três álbuns solo e, embora tenha cantado em 27 faixas dos Rolling Stones, apenas uma delas entrou nas paradas – a música “Happy”, de Exile on Main Street., atingiu o 22º lugar na Billboard Hot 100.

3 – Coleção de guitarras de Keith Richards

Existem mais de 3.000 guitarras na coleção de Keith, mas há algumas que são seus instrumentos preferidos. Ambas são Fender Telecasters; uma de 1953 chamado “Micawber” e uma de 1954 que ele chama de “Malcolm”. Ele só usa cordas Ernie Ball feitas sob medida pra ele; Essas duas guitarras estão sempre em afinação aberta de cinco cordas (G, D, G, B, D, com a corda E baixa removida).

Keith Richards Guitarras

4 – Adepto dos violões

Conhecido como um mestre da guitarra elétrica, Richards é mais do que adepto dos violões também. Aliás, as gravações originais das músicas “Jumpin’ Jack Flash” e “Street Fighting Man” não têm guitarras elétricas nelas. O som icônico foi criado por ele colocando várias camadas de violão, em diferentes afinações, que ele filtrou através de um gravador portátil.

5 – Keith Richards escreve música enquanto dorme

Richards afirma ter escrito o riff de guitarra para “Satisfaction”, enquanto dormia. Um feito incrível, considerando que ele raramente dormia. Ele afirma que dormia apenas, em média, duas noites por semana durante o auge dos Stones. “Isso significa que estou consciente há pelo menos três vidas”, escreveu ele.  Seu recorde pessoal é de 9 dias sem dormir, no final dos quais adormeceu em pé.

Rolling Stones

The Rolling Stones: Mick Jagger e Keith Richards ainda sofrem ao lidar com a morte de Charlie Watts

6 – Um histórico de acidentes e lesões.

Quando ele era apenas um bebê. Sua mãe e ele evacuaram seu bairro de Londres devido a um bombardeio nazista. Eles voltaram para sua casa e descobriram que o berço do bebê Keith havia sido destruído. Houve pelo menos três vezes que ele quase morreu pelo fogo. Certa vez, ele e o famoso músico de estúdio, Bobby Keys, acidentalmente incendiaram um banheiro da Mansão Playboy…

Novamente durante a gravação de Exile on Main Street, ele e sua namorada, Anita Pallenberg, adormeceram, Richards com um cigarro aceso, que pegou fogo na cama; e outra vez, quando ratos mastigando a fiação de sua propriedade de Redlands incendiaram a casa. Ele também foi eletrocutado no palco, caiu de uma palmeira, uma pilha de livros caiu sobre ele na biblioteca de sua casa e foi envenenado durante uma turnê na Suíça…

7 – Bad Boy Keith Richards

O Bad boy! Quando adolescente, Richards passou dois anos nos escoteiros.Ele alegou que a única razão pela qual se juntou foi para poder usar uma faca. O que ele não sabia, na época, era que tinha que acumular várias insígnias antes de ganhar essa “honra”. Seus dias como escoteiro terminaram quando ele contrabandeou algumas garrafas de uísque para um Jamboree e acabou brigando com outros garotos. 

8 – Bom de briga

Keith Richards também recebeu alguns socos em sua vida. Seu mais memorável foi de ninguém menos que Chuck Berry que se irritou depois que Keith richards pegou em sua guitarra sem autorização

9 – Bom motorista?

Em sua autobiografia, Richards escreveu: “Sou um bom motorista”. Pode-se questionar essa afirmação, considerando que ele falhou no teste de motorista três vezes e, eventualmente, fez seu guarda-costas aceitar e passar por ele. Então, é claro, houve o incidente quando ele estava voltando de um show em Knebworth, na Inglaterra, com seu filho de sete anos, Marlon, no banco de trás. Aparentemente, Richards adormeceu ao volante e bateu seu Bentley em uma árvore. Marlon e ele sofreram apenas ferimentos leves.

10 – Keith Richards não leva desaforo

Não brinque com Keith! Após a operação antidrogas de Redlands que quase lhe rendeu  uma sentença de prisão de um ano e meio, ele descobriu que era o tablóide britânico News of the World, que havia avisado a polícia. O pior é que foi seu chofer belga de longa data que entrou em contato com o jornal. Richards ficou furiosocom o funcionário. Não muito tempo depois, as pernas do motorista foram misteriosamente quebradas. A única resposta de Richards: “Pelo que ouvi, ele nunca mais andou do mesmo jeito”.

Compartilhe nas redes sociais​

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos Recentes

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso portal.