maiores bandas de rock
maiores bandas de rock

Por que a primeira sessão dos Beatles no Abbey Road foi frustrante

Embora os Beatles gravassem a maioria de suas músicas clássicas no Abbey Road Studios, sua primeira visita às instalações estava longe de ser perfeita.

Em 6 de junho de 1962, John Lennon , Paul McCartney , George Harrison e Pete Best apareceram no então chamado EMI Studios para um teste de artista, uma sessão para um ato que ainda não garantiu um contrato de gravação. A sessão foi das 19h às 22h e a banda ensaiou uma seleção de músicas antes de gravar quatro: “Besame Mucho”, “Love Me Do”, “PS I Love You” e “Ask Me Why”.

Naquela época, os Beatles ainda eram um grupo incipiente – e isso se mostrou.

“Os Beatles não causaram uma impressão muito boa, além do visual”, lembrou o engenheiro Norman Smith ao Sound on Sound . “Quero dizer, não ouvimos nada sobre a capacidade de composição de John e Paul. Eles tinham pequenos amplificadores e alto-falantes Vox, que não criavam muito som na fonte.”

De acordo com Smith, o equipamento de má qualidade da banda e a experiência limitada de estúdio tornaram praticamente impossível capturar áudio de qualidade.

“Não consegui nada do equipamento dos Beatles, exceto uma carga de barulho, zumbido e sabe-se lá o quê”, explicou o engenheiro. “O Paul’s foi o pior – naqueles dias tínhamos câmaras de eco para adicionar à reverberação, e eu tive que invadir a câmara de eco do Studio 2 para consertá-lo com um som para que pudéssemos gravar algo na fita.”

Enquanto isso, o ruído do amplificador de Lennon estava ultrapassando sua forma de tocar. “Na verdade, tivemos que amarrar um barbante ao redor do amplificador de guitarra de John Lennon para parar o barulho”, observou Smith no livro Recording the Beatles .

Quando a banda finalmente começou a gravar suas músicas, uma pessoa essencial para seu sucesso futuro visitou o estúdio. “A porta da sala de controle se abriu e entrou o próprio George Martin ”, lembrou Smith. “E eu pensei comigo mesmo: ‘Isso deve ser algum tipo de teste especial de artista para ele aparecer.’ Porque os produtores normalmente não compareciam aos testes dos artistas.”

Ouça ‘Love Me Do’ gravado na primeira sessão de Abbey Road dos Beatles

Alguns mais tarde questionaram se os Beatles já haviam assinado um acordo, o que explicaria por que Martin decidiu parar. Independentemente disso, a sessão terminou com uma dura lição do produtor e sua equipe.

“Nós demos a eles uma longa palestra sobre seus equipamentos e o que teria que ser feito para que eles se tornassem artistas de gravação. Eles não disseram uma palavra de volta, nem uma palavra, eles nem acenaram com a cabeça em concordância”, lembrou Smith. “Quando ele terminou, George disse: ‘Olha, eu deitei em você por um bom tempo, você não respondeu. Existe alguma coisa que você não gosta? Lembro que todos se entreolharam por um longo tempo, arrastando os pés, então George Harrison deu uma longa olhada em George e disse ‘Sim, eu não gosto da sua gravata!’ Isso quebrou o gelo para nós, e pelos próximos 15-20 minutos eles foram puro entretenimento.”

Embora os Beatles fossem extremamente amadores durante a primeira sessão de Abbey Road, ainda havia algo de envolvente neles.

“Eles foram embora, e George se virou para mim e disse: ‘Bem, o que você acha?’” Smith lembrou . “E eu disse: ‘Já vi muitos grupos entrarem para testes de artistas, mas este – há algo especial neles. Não posso dizer o quê, mas há algo lá. Como eu disse, o teste não correu muito bem e não fiquei impressionado com o som deles. Mas eles tinham uma qualidade atraente, uma espécie de carisma.”

Enquanto poucos artefatos sobreviveram daquela sessão inicial, as gravações de “Besame Mucho” e “Love Me Do” acabaram sendo lançadas no álbum Anthology 1 em 1995.

Leia também: Os 10 melhores clássicos do rock para dormir segundo a ciência

Compartilhe nas redes sociais​

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos Recentes

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso portal.