É comum escutarmos músicas que em determinado trecho ou então dentro da sua construção nos remetem a outras músicas, como é o caso de “Acorda Pedrinho” do Jovem Dionísio que muitos associaram a “Don’t Start Now” de Dupa Lipa que na verdade tem apenas a sequência harmônica (acordes) parecidos com a da cantora britânica. Mas por outro lado temos sim casos de plágio de músicas famosas que foram parar nos tribunais.
Quando podemos considerar uma música como sendo um ‘plágio’ ? Segundo o portal abramus.org “plagiar uma música não significa necessariamente copiar a obra de forma fiel, já que plágio também consiste na apropriação do caráter criativo da obra original, da forma de expressão, dos elementos estéticos e do estilo de linguagem.”
Vamos então ouvir alguns casos de plágio de músicas famosas no Brasil e no mundo:
1 – ‘Same Mistake’ de James Blunt X ‘Coração Cachorro’ de Ávine e Matheus Fernandes
Os cantores de ‘Late Coração’ Ávine e Matheus Fernandes admitiram ter usado o famoso “latido” a uuuuuuuu de um trecho da música ‘Same Mistake’ de James Blunt, mas não a consideram um plágio, porém como citamos acima o uso de um trecho retirado de outra música sem a autorização do seu autor poderia sim ser considerado plágio. Fato é, que tudo indica que os cantores brasileiros resolveram negociar de forma amigável com James Blunt e pagar o que lhe é devido. A música até rendeu até um vídeo divertido gravado pelo cantor britânico. Confira:
2 – ‘Creep’ do Radiohead X ‘The Air That I Breathe’ do The Hollies
Aqui está um processo que realmente foi aprovado e ganhou. No início dos anos 90, The Hollies foi atrás do Radiohead , então apenas um pequeno ato do Reino Unido, para seu single de estreia, “Creep”, alegando que roubou a melodia e o ritmo de sua faixa de 1972, “The Air That I Breathe”. Eles perderam o caso, o Radiohead co-creditou a faixa a Hammond e Hazlewood, e o resto é história.
3 – ‘Mulheres’ de Martinho da Vila x ‘Million Years Ago’ de Adele
Essa situação ainda está se desenrolando judicialmente, mas o autor de ‘Mulheres’ Toninho Geraes quer o reconhecimento da autoria por parte de Adele da sua música ‘Million Years Ago’. Já falamos sobre esse caso aqui no blog, para saber mais clique aqui. Agora ouça e tire suas conclusões:
4 – ‘Viva La Vida’ do Coldplay X ‘Foreigner Suite’ de Cat Stevens
Essa realmente deixa dúvidas aos ouvidos mais atentos, mas o cantor Yussuf Islam confirma até hoje que a música é sim um plágio e diz que “perdoa” o Coldplay por considerar que usou o trecho de sua música “sem querer”
5 – ‘Taj Mahal’ de Jorge Ben Jor X ‘Da Ya Think I’m Sexy’ Rod Stewart
Essa foi resolvida extra judicialmente, pois o Rod Stwart acabou assumindo como sendo um “plágio inconsciente”. Ele diz que depois de uma passagem pelo carnaval aqui no Brasil em 1978 o hit tocava incessantemente e a música não saiu dos seus ouvidos. Confira:
Registro de músicas – devo ou não fazer?
O nosso blog Coisa de Músico tem grande parte de seus leitores formado por músicos. Portanto a lição que fica a todos nós, músicos, compositores e intérpretes é que SIM é importante preservarmos e garantirmos os direitos autorais de nossas obras musicais.
Pra isso temos vários serviços de registro de músicas disponíveis, que podem ser feitos de forma on-line ou pelo correio. Quer saber mais sobre o assunto leia este artigo: