Independentemente do absurdo das teorias de conspiração, parece que sempre há alguém perguntando: “e se?” E se Elvis ainda estiver vivo? E se Tupac fingiu sua própria morte? E se os Illuminati realmente estiverem no comando de toda a indústria da música e todos nós fomos enganados a comprar músicas de artistas específicos por razões obscuras e malignas? Seja você um crente ou não; abaixo estão mais 10 rumores da indústria da música para discutir ou acreditar secretamente.
10. Isqueiros brancos
Pense em 27 Club e Janis Joplin, Jimi Hendrix, Jim Morrison e Kurt Cobain vêm à mente. Outros membros deste clube fictício incluem Jonathan Brandis, Amy Winehouse e Anton Yelchin. O que todas essas celebridades têm em comum? Todos eles morreram em circunstâncias extremamente trágicas aos 27 anos. Kurt Cobain cometeu suicídio, assim como Jonathan Brandis. Janis Joplin se injetou heroína em seu quarto de hotel, caiu e bateu a cabeça em uma mesa. Seu corpo foi encontrado no dia seguinte.
Rumores começaram a circular sobre as celebridades “cronometrando” suas mortes para que pudessem se juntar ao 27 Club . Outro boato dizia que todos aqueles que já haviam entrado para o clube tinham um isqueiro Bic branco no bolso no momento em que morreram. Isso levou a uma crença generalizada de que os isqueiros brancos eram prenúncios de má sorte. O mito do isqueiro branco ainda está forte, apesar das evidências factuais de que a Bic nem começou a produzir isqueiros brancos até vários anos após a morte dos membros originais do 27 Club.
9. Misteriosa capa do álbum
A arte da capa do álbum de estreia autointitulado do Black Sabbath, lançado em 1970, foi feito para assustar os fãs. Lançou na sexta-feira, 13 de fevereiro, para aumentar o fator assustador. A foto da capa mostrava um moinho de água construído durante os anos 1400 e uma estranha figura feminina vestida de preto diante dele. Embora se saiba que a mulher era uma atriz contratada especificamente para posar para a capa, esse fato não fez nada para reprimir os vários rumores que surgiram logo após o lançamento do álbum.
Uma das histórias mais assustadoras afirmava que a mulher era uma bruxa e que a foto a retratava durante um verdadeiro ‘sábado negro’. Uma afirmação satírica foi lançada de que não era uma mulher, mas sim Ozzy Osborne vestido de travesti. Ainda outra teoria afirmava que não havia mulher para começar; em vez disso, a figura em preto apareceu depois que a foto foi revelada.
8. Fire and Rain
Fire and Rain é uma canção popular de folk-rock escrita por James Taylor. A música inspirasse em parte pela amiga de infância de Taylor, Suzanne Schnerr, que se suicidou . Ele só soube da morte dela seis meses após o fato.
Apesar de Taylor confirmar isso, além de revelar outros detalhes sobre a música durante uma entrevista em 2005, ainda há rumores de que a música foi escrita para a namorada de Taylor, Suzanne. Diz-se que Suzanne iria surpreendê-lo aparecendo em um de seus shows, mas sua vida foi tragicamente interrompida quando o avião em que ela viajava caiu no caminho. Vários sites desmascararam essa afirmação, mas ela ainda está forte na Internet.
7. Para onde foram as cinzas?
Sid Vicious foi membro da banda de punk rock Sex Pistols . Infelizmente, ele também era conhecido por ser suspeito no caso de assassinato de sua namorada, seu uso extremo de drogas e eventual overdose de heroína.
Diz-se que após sua morte, a mãe de Vicious viajou de Nova York para a Inglaterra para espalhar suas cinzas sobre o túmulo de sua namorada. No entanto, ela tinha um estoque de heroína escondido na urna. Quando ela percebeu que havia muito mais segurança em Heathrow do que ela esperava, ela começou a entrar em pânico e imediatamente despejou todo o conteúdo da urna na saída de ar condicionado mais próxima. Outro boato diz que ela acidentalmente deixou cair a urna na pista do aeroporto, derramando o conteúdo em todos os lugares. Isso levou a outro mito urbano persistente de que o espírito de Sid Vicious não conseguiu deixar o aeroporto depois de ser descartado de maneira tão desrespeitosa.
6. Pedido de cocaína
Assim como Sid Vicious, Stevie Nicks não é apenas conhecido por fazer parte de uma banda. É bem sabido que ela cheirava muita cocaína nos anos 70 e 80 e acabou com um buraco no nariz.
Como se os fatos não fossem horríveis o suficiente, as pessoas não perderam tempo em acrescentar uma grande história a eles. Considerando que seu nariz estava bagunçado e não aguentava mais cheirar cocaína, é alegado que ela conseguiu que alguns de seus homens soprassem a cocaína em seu reto, já que aparentemente fazê-lo dessa maneira permite que você ainda fique chapado. Esse rumor foi tão persistente que Nicks acabou negando publicamente.
5. Love Rollercoaster
Algumas teorias são mais assustadoras que outras. O da música Love Rollercoaster de Ohio Players é um exemplo disso. Durante a edição da música, os engenheiros de som não conseguiram remover o grito de uma mulher no meio da faixa. Cerca de um ano depois que a música foi lançada ao público, algumas teorias malucas começaram a circular.
Há quem diga que a modelo da Playboy, Ester Cordet, que aparece na capa do álbum, foi queimada por mel quente e enquanto gritava sua voz foi gravada em estúdio. Uma versão estendida deste conto diz que ela sofreu lesões permanentes do mel e iria processar a banda. O empresário da banda não conseguiu fazê-la mudar de ideia, então ele a esfaqueou até a morte. Desde que ele a matou do lado de fora do estúdio, seus gritos de morte foram gravados nos microfones. Existem várias outras teorias em torno do grito, incluindo que era o som de pacientes mentais em um asilo sendo submetido a torturas terríveis, ou até mesmo um coelho sendo morto e gritando enquanto morria.
Mais tarde revelaram que Billy Beck, um dos membros do Ohio Players, produziu o grito. No entanto, muitas pessoas se recusam a acreditar nessa explicação.
4. Os Monkees e Charles Manson (teorias de conspiração)
Charles Manson é sinônimo de assassinato, caos e psicose. A última coisa que alguém esperaria associar ao Manson é a música. No entanto, ele escreveu músicas que acabaram sendo regravadas por The Beach Boys, Guns N’ Roses e Marilyn Manson.
Portanto, não é surpreendente que exista uma teoria da conspiração relacionada à música envolvendo Manson e os Monkees. Em 1965, literalmente centenas de jovens responderam a uma chamada de elenco para fazer parte dos Monkees. Um deles foi dito ser ninguém menos que o próprio Charles Manson. Este também é um boato particularmente persistente, embora seja um fato que Manson naquela época era muito velho para fazer o teste (ele tinha trinta anos e eles estavam procurando por rapazes entre 17 e 21 anos). Além disso, ele estava na prisão na época.
3. A morte estranhamente cronometrada de Duane Allman (teorias de conspiração)
A história sobre a morte de Duane Allman , líder do Allman Brothers Band, é certamente uma das mais estranhas por aí. Em 29 de outubro de 1970, Allman teve uma overdose e foi levado rapidamente para um hospital em Nashville. Os médicos não estavam esperançosos de que ele iria sobreviver.
É neste ponto que a história se torna estranha. Alega-se que Berry Oakley, baixista da banda, fez um pacto com Deus. Ele implorou para Allman viver por mais um ano para que ele pudesse continuar sua carreira musical e continuar fazendo o que ama.
Allman sobreviveu. No entanto, em 29 de outubro de 1971, Duane Allman dirigiu sua Harley pela Hillcrest Avenue em Macon. Aproximando-se da Bartlett Street, uma caminhonete parou inesperadamente na frente dele, fazendo com que Allman desviasse bruscamente. Mesmo assim, ele bateu no caminhão e foi arremessado da motocicleta. A moto caiu sobre ele, esmagando seus órgãos internos. Allman morreu no hospital horas depois, exatamente um ano depois da data em que seu colega de banda supostamente fez sua barganha com Deus.
2. Elvis e os alienígenas (teorias de conspiração)
Elvis Presley , sem saber, contribuiu para um mito (um de muitos) sobre sua própria morte. Quando ele nasceu, seu médico de família afirmou que uma luz estranha e inexplicável brilhou sobre a casa em que o bebê Elvis estava. Ele também afirmou ter visto muitos OVNIs.
Portanto, não é surpresa que, seguindo logo atrás da teoria “Elvis está vivo”, veio a teoria “Elvis foi abduzido por alienígenas”. Alegações foram feitas de que ele não estava morto, mas que havia sido abduzido por alienígenas. O motivo: os alienígenas ouviram sua música e simplesmente não podiam deixar passar a chance de conhecer seu ídolo pessoalmente. Além dessa loucura, não muito depois do funeral de Elvis, começaram a circular rumores de que o cantor era um espião do FBI que teve que se esconder.
1. Os cachorros de Axl Rose (teorias de conspiração)
Axl Rose, vocalista do Guns n’ Roses e, mais recentemente, do AC/DC, foi aclamado como um dos maiores cantores de todos os tempos. Ele também tem sido uma celebridade muito controversa; desde acusações de ser homofóbico e racista sendo lançadas contra ele em 1988 até chegar horas atrasado em vários shows, aumentando a ira de milhares de fãs. Ele decidiu incluir uma faixa escrita por Manson em um álbum, resultando em ainda mais controvérsia.
Como se tudo isso não fosse ruim o suficiente e não o fizesse parecer a pior pessoa famosa do planeta, também havia um boato (aparentemente iniciado pela mídia) de que Axl Rose atropelou seus próprios cães e depois começou a comer eles. Essa história terrível ganhou tanta força que Rose teve que negar publicamente que ele já havia feito tal coisa.
Leia também: Os 20 melhores baixistas de metal de todos os tempos