Metallica músicas de protesto
Metallica músicas de protesto

10 músicas com temas de “protesto” do Metallica

‘Todas as músicas do Metallica não são para protestar ou questionar algo?” É isso que você deve estar se perguntando neste momento não é mesmo? Pois hoje iremos listar alguns exemplos de músicas de protesto da banda.

E é verdade, o letrista e cantor James Hetfield não é exatamente conhecido por criar muitas músicas alegres e divertidas. Mas, como você verá abaixo, alguns deles se destacam claramente como mais raivosas do que outras. Se ele e seus colegas de banda estão reclamando sobre nosso tratamento do meio ambiente, políticos corruptos ou até mesmo seus pais, é provável que você encontre muitas coisas para se preocupar também! Portanto, certifique-se de verificar sua pressão arterial, encontre seu lugar feliz e confira nossa lista das músicas mais “raivosas” do Metallica.

10. Blackened [ Metallica músicas de protesto ]

Nossa primeira faixa de protesto do Metallica mostra o grupo irritado com a forma como a humanidade tratou o meio ambiente. Eles então alertam que nossas ações estão causando a “morte da Mãe Terra”. Isso de maneira tipicamente direta: ” Ver nossa mãe morrer / Ver nossa mãe morrer / Decadência fumegante / Tirar o fôlego / Milhões de nossos anos / Em minutos desaparece”.

9. Holier Than Thou

O cantor James Hetfield odeia quem espalha fofocas, julgamentos desinformados e mente. Nesta explosão compacta de ódio do sucesso comercial autointitulado do grupo em 1991: “Chega! A porcaria rola sua boca novamente / Haven’ se mudou, seu cérebro ainda é gelatina / Pequenos sussurros circulam em torno de sua cabeça / Por que você não se preocupa com você mesmo?”

8. So What [ Metallica músicas de protesto ]

Há muito veneno para ignorar, e é então um exemplo brilhante de como o Metallica está disposto a sair de suas próprias mentes e entrar na cabeça dos outros para colocar sua raiva.

A maioria das letras desta música são impróprias para serem impressas aqui. Mas temos certeza que com uma pequena ajuda da internet você pode lê-las em toda a sua glória desbocada. Basta dizer, ‘E daí!’ é a música perfeita para tocar se você estiver com vontade de quebrar uma TV ou duas.

7. Ride the Lightning

É muito fácil entender por que o protagonista dessa música está tão bravo. Afinal, é contada da perspectiva de um preso esperando a morte por eletrocussão. Mesmo quando ele admite ter cometido o crime.

Hetfield faz um ótimo trabalho em nos colocar no lugar do homem condenado. Convencendo o ouvinte então de que também estamos prestes a ser eletrocutados para sempre com esta pequena música, que não recebe o crédito que merece.

6. …And Justice for All [ Metallica músicas de protesto ]

Já ficou realmente irritado ao assistir o desfile ininterrupto de histórias sobre políticos e empresários corruptos e todas as maneiras que eles parecem tirar o rapaz de sua chance de uma vida boa? Bem, o Metallica também, e eles abordam então a questão de frente com a faixa-título de seu álbum de 1989 ‘…And Justice for All’. “Salões da justiça pintados de verde / Dinheiro falando / Lobos poderosos cercam sua porta / Ouça-os perseguindo / Em breve você vai satisfazer o apetite deles / Eles devoram / Martelo da justiça esmaga você”

5. St. Anger

Sabe o que nos deixa furiosos? Pessoas que não podem falar sobre nada além da “bateria que soa como uma lata de lixo” ao discutir este álbum. Estamos aqui para dizer que esta é uma boa música de um álbum subestimado e, além disso, com um título como esse, como poderíamos deixá-la fora desta lista? Parece que Hetfield está fazendo um esforço muito forte para controlar e canalizar positivamente sua raiva aqui: “E eu quero que minha raiva seja saudável / E eu quero minha raiva só para mim / E eu preciso que minha raiva não controle / E eu quero minha raiva para ser eu / E eu preciso libertar minha raiva.”

4. Ain’t My Bitch [ Metallica músicas de protesto ]

Nos cinco anos entre seu auto-intitulado “Black Album” e seu sucessor de 1996, “Load”, o Metallica se tornou então uma das maiores e mais ricas bandas de rock do mundo. Mas se você pensou que todo esse sucesso iria acalmá-los, esse lead provocativamente intitulado fora dos trilhos o esclarecerá rapidamente. “Me arrastando para baixo, por que você está por aí?”, Hetfield exige zombeteiramente de um parasita egoísta, antes de declará-los: “Tão inútil”.

3. Damage, Inc

O Metallica não tem tempo ou paciência para conformistas vivendo de joelhos nesta faixa contundente de sua obra-prima de 1986, ‘Master of Puppets’. Letras como “Nós mastigamos e cospemos você / Nós rimos, você grita e grita / Todos fogem, com medo você corre / Você saberá exatamente de onde viemos” mostram que o Metallica, assim como o Hulk, está sempre com raiva. Além disso, por volta de 1:20 as guitarras realmente começam, e Kirk Hammett nos lembra que às vezes um homem com uma guitarra pode ficar tão bravo quanto um com um microfone.

2. Welcome Home (Sanitarium)

Outro clássico inspirado e furioso de ‘Master of Puppets’, ‘Welcome Home (Sanitarium)’ mostra que uma música pode ser raivosa e extremamente complexa ao mesmo tempo. Baseado no romance ‘One Flew Over the Cuckoo’s Nest’, a letra conta então a história de um homem que está injustamente enjaulado em uma instituição mental: “Eles me mantêm trancado nesta gaiola / Eles não podem ver o por que meu cérebro diz raiva?” Felizmente para o nosso herói, e infelizmente para a equipe, a liberdade está prestes a ser conquistada.

1. Dyers Eve

Esta música mostra então Hetfield colocando-a emocionalmente com uma mensagem dirigida diretamente a seus pais. Irritado e extremamente profundo, este é um dos muitos exemplos de quanto o frontman mais carismático do metal de crédito merece como compositor. Ele não tem medo de ser pessoal e terminar este álbum em um tom pesado e surpreendentemente sombrio: “Querida mãe, querido pai / Que inferno você me fez passar / Crente, enganador / Dia após dia, viva minha vida através de você / Empurrado para mim o que é certo ou errado / Escondido dessa coisa que eles chamam de vida.” Essa honestidade faz com que ‘Dyers Eve’ mereça o lugar mais alto nesta lista das músicas mais raivosas do Metallica.

Leia também: Explorando a faixa mais icônica do Metallica, ‘Enter Sandman’

Compartilhe nas redes sociais​

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos Recentes

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso portal.